Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Gênero e Diversidade da Reitoria promove reunião de reestruturação do grupo
Início do conteúdo da página
inclusão

Núcleo de Gênero e Diversidade da Reitoria promove reunião de reestruturação do grupo

Encontro foi realizado nesta terça-feira e reuniu pessoas interessadas em participar das atividades do núcleo

  • Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 17h48
  • Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 17h49

A reestruturação do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) da Reitoria foi pauta de reunião nesta terça-feira (22). Consolidado desde o ano anterior, o núcleo abriu convite a quem trabalha na Reitoria para fazer parte do grupo. Além do convite, o encontro foi realizado com o objetivo de consolidar a nova formação para pensar a identidade do núcleo e a sua linha de ação, bem como propor um regulamento a partir dessas definições.

A característica de não possuir estudantes na unidade é, de acordo com a responsável pelo Nuged-Reitoria, Fernanda Mello, um dos principais diferenciais do núcleo em relação aos que estão consolidados nos câmpus. Ela destaca que, embora muitas das atividades realizadas pela Reitoria sejam voltadas aos câmpus, há um entendimento entre os atuais membros do Nuged de que o núcleo da unidade “deve ter como foco a realização de ações voltadas para as demandas de servidores/as da própria Reitoria, especialmente no que se refere às relações de trabalho na unidade”.

Além de suprir a saída de integrantes, a reunião foi proposta justamente para discutir essa identidade do grupo e o alcance das ações implementadas. “Algo que deve ser muito caro para nós é a identidade do grupo: quem nós somos e qual será a nossa atuação? Podemos realizar algumas parcerias com câmpus, mas temos a urgência de fazer essa discussão sobre gênero e diversidade chegar aos nossos colegas de unidade”, comentou Fernanda.

Como participante da reunião, a chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-reitoria de Ensino, Rosane Bom, compartilhou com o grupo as demandas atuais do setor e colocou-se à disposição do núcleo. Segundo ela, o fortalecimento do Nuged na Reitoria vai ao encontro da adesão do IFSul ao #HeForShe (#ElesPorElas, na expressão original), um movimento global da ONU Mulheres contra a violência de gênero e o machismo.

Como participar

No encontro, os participantes agendaram uma nova reunião para a próxima semana, a fim de reunir todos os nomes que farão parte da Portaria de consolidação do núcleo, além de discutir as pautas que deverão receber atenção prioritária do grupo nos próximos meses. A reunião, aberta a qualquer pessoa que queira participar as discussões, será na próxima terça-feira (29), às 13h30min, na sala 504.

Quem pretende integrar o Nuged da Reitoria tem até a data da reunião para manifestar seu interesse pelo telefone (53) 3026.6092 ou pelo (53) 3026.6090, com Fernanda, Lucas ou Sandra.

 

Por Greice Gomes - Jornalista | CCS/Reitoria

registrado em:
Assunto(s): nuged , ifsul , reitoria , gênero , diversidade
Fim do conteúdo da página