Câmpus Pelotas: Mostrarob supera expectativas e bate recorde de inscrições
Edição 2017 chega a 176 projetos inscritos, mais que o dobro da de 2016, que contabilizou 86
A Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) deu um passo gigantesco para se consolidar de vez como um dos maiores eventos do câmpus Pelotas. Para a 6ª edição, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, no saguão da escola, a comissão organizadora já contabiliza 176 projetos inscritos. O número é mais que o dobro do registrado no ano passado, quando o evento totalizou 86 projetos.
Conforme os organizadores, o recorde no número de projetos inscritos está diretamente relacionado à ampliação das áreas de conhecimento na categoria Exposição Técnico-Cientifica, que subiram para oito: Ciências da Terra e Meio Ambiente, Ciências da Computação, Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Química, Engenharia Civil, Linguagens, Matemática e Física; e mecatrônica e eletroeletrônica.
No ano passado, esta mesma categoria teve 12 projetos inscritos. Agora, já são 84 – os outros 92 estão inscritos nas quatro categorias destinadas à robótica: Sensor de Obstáculos, Seguidor de Linhas Pró, Lego e Seguidor de Linhas Analógico.
“Falta ainda a fase de homologação dessas inscrições, mas acredito que não teremos uma queda significativa nesse número. De qualquer forma, já batemos nosso próprio recorde e estamos caminhando para nos tornarmos, nesse segmento, um dos eventos mais importantes do câmpus Pelotas e do Estado”, avalia Luiz Otávio Victória, integrante da comissão organizadora da 6ª Mostrarob.
Cronograma
A lista com os projetos inscritos já pode ser consultada no site oficial da 6ª Mostrarob: http://mostrarob.com/ProjetosInscritos.php. Até o dia 1º de setembro, as equipes deverão confirmar interesse em participar do evento, enviando e-mail para mostrarob@gmail.com, anexando o formulário de confirmação de participação, disponível em http://mostrarob.com/documentos.php. A relação com todos os projetos confirmados para a edição deste ano será divulgada no dia 6 de setembro.
Premiação
A cerimônia de premiação ocorrerá no final do evento, na noite do dia 29 de setembro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas; e, excepcionalmente nesta edição, o projeto de maior destaque, segundo avaliação de uma comissão especial, levará o prêmio Teodolito. Todos os projetos participantes receberão certificados.
Além destas premiações, serão selecionados quatro projetos para participar da 32ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Realizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, a Mostratec é um dos maiores eventos da área e tem como objetivo promover a integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.
Poderão concorrer a essas vagas os projetos que se enquadrarem nos requisitos exigidos pelo referido evento e que estejam nas seguintes áreas de conhecimento: matemática e física, engenharia civil, ciência da computação, mecatrônica; e eletroeletrônica e afins.
Idealizada em 2011 por integrantes do Laboratório de Pesquisa e Inovação, o LAB 14, a Mostrarob é realizada anualmente dando espaço para que projetistas de diferentes áreas de conhecimento possam interagir, trocar informações e expor suas ideias, visando propagar a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas escolas como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.
Redes Sociais