Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em engenharia e ciências ambientais do câmpus Pelotas realizará aula inaugural nesta quinta-feira (3)
MESTRADO

Evento contará com palestra de Odir Antônio Dellagostin

• Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 15h16
  • Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2017, 15h16

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECA) confirmou para esta quinta-feira (3), às 19h, a realização da aula inaugural do mestrado profissional em engenharia e ciências ambientais. A cerimônia de abertura será no miniauditório 1 do câmpus Pelotas e terá como palestrante convidado o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin.

As aulas do mestrado profissional em engenharia e ciências ambientais começaram oficialmente no dia 25 de julho. A primeira turma do curso possui 23 alunos, distribuídos em duas linhas de pesquisa: química Ambiental e (bio) monitoramento e tecnologia ambiental. O mestrado tem duração de 24 meses e inicia suas atividades com 12 docentes, tendo como coordenador o professor Pedro José Sanches Filho, doutor em química analítica e líder do Grupo de Pesquisa em Contaminantes Ambientais (GPCA) do Instituto. Esse é o segundo mestrado profissional ofertado pelo câmpus Pelotas (desde 2012, a unidade conta com o mestrado profissional em educação e tecnologia).

O PALESTRANTE

Além de diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin é médico veterinário e professor-pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, coordena a área de biotecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dellagostin tem doutorado em biologia molecular pela University of Surrey - Inglaterra (1995) - e pós-doutorado pela mesma universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel. Atua na área de biologia molecular, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas recombinantes e vacinas contra tuberculose bovina e leptospirose.