Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Última etapa dos Jogos Intercâmpus definiu equipes campeãs no futsal e no basquete
Início do conteúdo da página
esporte

Última etapa dos Jogos Intercâmpus definiu equipes campeãs no futsal e no basquete

Os primeiros colocados nas duas modalidades são dos câmpus Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça e Venâncio Aires

  • Publicado: Sábado, 29 de Julho de 2017, 12h44
  • Última atualização em Sábado, 29 de Julho de 2017, 13h29

Após quatro etapas disputadas ao longo dos dois últimos meses, chegaram ao fim, nessa sexta-feira (28), os Jogos Intercâmpus do IFSul. A última etapa da competição, que aconteceu ao longo de todo o dia em Pelotas, reuniu aproximadamente 140 atletas de oito câmpus do instituto em disputas nas modalidades de basquete e futsal. Os jogos foram realizados no câmpus Pelotas e na Escola Superior de Educação Física da UFPel.

Classificando-se para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que acontece em agosto, no Paraná, a equipe do câmpus Pelotas-Visconde da Graça foi a vencedora dos jogos no futsal feminino, garantindo o tetracampeonato nos Jogos Intercâmpus. No masculino, foi a vez do câmpus Venâncio Aires estrear no ponto mais alto do pódio: pela primeira vez no futsal, a equipe da unidade garantiu o primeiro lugar da competição. E no basquete masculino e feminino, dobradinha do câmpus Pelotas: os meninos venceram a competição e garantiram um lugar na etapa sul-regional dos JIFs, e as meninas estão automaticamente classificadas como as únicas representantes do IFSul na modalidade. Confira aqui o resultado de todos os jogos disputados ao longo do dia.

LEIA TAMBÉM:

TEMPO REAL: Acompanhe os resultados da última etapa dos Jogos Intercâmpus

Bagé recebe mais de 180 atletas na terceira etapa dos Jogos Intercâmpus do IFSul

Com passaporte garantido para o regional dos JIFs, as meninas do futsal do câmpus Pelotas-Visconde da Graça miram o bicampeonato nessa fase da disputa, e, de acordo com a atleta Maria Antônia de Leon, o time vem treinando forte para repetir o feito do ano passado. Mas para a equipe, tão importante quanto se preparar para o regional, é comemorar o recém conquistado tetracampeonato no Intercâmpus do IFSul. “Maurício [professor e treinador do time] sempre nos disse que depois que ganhássemos o primeiro, seria muito mais difícil conquistar os próximos, mas devido aos nossos treinos e à união do time, hoje somos tetracampeãs”, comenta a estudante, complementando que, após participar de três desses quatro títulos, vê que a maior satisfação e felicidade do time é perceber o trabalho e a dedicação se convertendo em resultado.

Se o primeiro lugar do pódio é comemorado pelas equipes que já alcançaram esse resultado anteriormente, quando ele vem pela primeira vez tem um significado ainda mais especial. Atleta do câmpus Venâncio Aires, o estudante Gustavo Dallafávera, classificado também no vôlei de duplas e no atletismo, comenta que acompanhou quatro gerações das equipes de futsal do câmpus e que, há tempos, a unidade vinha beliscando a primeira colocação. “Tivemos diversas equipes muito qualificadas e com chances, mas sempre batendo na trave, perdendo no detalhe com erros bobos. Mas acredito que esses erros serviram muito de aprendizado para o amadurecimento da equipe ao longo dos anos”, destaca o atleta, que pôde compartilhar com os colegas de time a experiência adquirida durante seus anos de treinamento.

No basquete, as equipes do câmpus Pelotas vão ao regional com chances de fazer bonito novamente: campeões, em ambos os naipes, das etapas regional e nacional no ano passado, os dois times buscam repetir os bons resultados esse ano.

As equipes de basquete do câmpus Pelotas que irão representar o IFSul no Paraná são treinadas pelo professor Jorge Otte. O time masculino de futsal do câmpus Venâncio Aires é conduzido pelo professor Kenji Fuke. Já a equipe de futsal feminino do Cavg é comandada pelo professor Maurício Giusti.

Aprendizado que vai além dos campos e quadras

O professor de educação física do câmpus Pelotas e responsável pela organização geral do Intercâmpus, Thiago Borges, faz uma avaliação positiva do evento e comemora a consolidação dos jogos no IFSul: “hoje, os Intercâmpus já fazem parte da cultura do Instituto. Além disso, são um dos maiores eventos da instituição e o que envolve o maior número de alunos”. Para o professor, as competições proporcionam uma experiência única. “Daqui a cinquenta anos, os alunos vão contar para seus netos que jogaram representando seus câmpus, e isso é igual a conhecimento: algo que ninguém vai tirar deles, porque vai estar marcado na história de vida de cada um”.

Na opinião do organizador, o esporte não serve apenas para ensinar técnicas e táticas, mas também lições de responsabilidade, disciplina e espírito coletivo. Além disso, o professor também cita a união como fator chave na realização dos Jogos. “No esporte, isso que é bonito: nada acontece sozinho; até mesmo nas provas individuais sempre tem um treinador, um psicólogo, um nutricionista... Então, para promover um evento desses é uma grande engrenagem, e essa engrenagem está funcionando cada vez melhor”. E para o docente, além do empenho dos professores, a realização dos Jogos se deve ao apoio da Reitoria e à parceria de instituições que cedem seus espaços para as provas. Nesse ano, o professor lembra que o instituto contou com muitas instituições parceiras nesse sentido: a Escola Superior de Educação Física da UFPel, o Sesi Pelotas, o Clube Atlético Bancário de Pelotas e a Prefeitura de Bagé, onde aconteceu a terceira etapa dos Jogos.

Enquanto prestigiava os atletas na competição, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, destacou o potencial do esporte como um importante elemento na formação ampla dos estudantes. "Incentivar essas atividades é proporcionar uma formação integral a esses jovens: o esporte, mesmo nas modalidades individuais, permite, por exemplo, que os estudantes sejam participativos na sociedade, tendo como base todo o trabalho em equipe que desenvolvem nos treinos e jogos", comentou o dirigente. Ao lembrar a dedicação de equipes que, dependendo da distância do câmpus, saem durante a madrugada para colocar em prática as suas habilidades esportivas, Flávio parabenizou todos os participantes dos Jogos pelo esforço e empenho dedicados ao longo da competição.

Experiência para a vida

Novatos ou veteranos, os Jogos Intercâmpus reúnem desde aqueles que iniciaram no esporte dentro do instituto até os mais acostumados à rotina das competições. Pela primeira vez nos Jogos Intercâmpus, o estudante do câmpus Sapucaia do Sul e atleta do basquete, Wesley Palhano dos Santos, comenta que, mesmo já tendo jogado antes de entrar no IFSul, acha a experiência esportiva proporcionada no Instituto realmente diferenciada: "aqui é muito bom de jogar porque o nível competitivo das equipes é bem elevado".

No time dos "veteranos do Intercâmpus" estão as atletas do futsal do câmpus Camaquã, Lisandra Medeiros e Kaine Peglow. Acompanhadas do restante da equipe, as estudantes já somam participações em três edições dos jogos internos do IFSul. "Somos apaixonadas pelo Intercâmpus e sempre damos um jeito de participar", conta Lisandra. E a paixão por esportes não se resume às modalidades nas quais competem no Intercâmpus. Além do futsal, as meninas também são craques no punhobol, modalidade na qual, de acordo com Kaine, são tetracampeãs gaúchas no sub-16 e vice-campeãs no sub-18. Para elas, a oportunidade de praticar esportes no IFSul traz experiências inesquecíveis, como a própria participação em competições.

Já a atleta Bruna Dornelles, do câmpus Venâncio Aires, conta que os Jogos Intercâmpus ensinam lições de convivência e são uma forma de fazer amigos: “já fiz muita amizade nesses quatro anos de jogos”. Lucas Rafael Martins e João Pedro Pagin, do câmpus Charqueadas, participam pela primeira vez dos jogos e destacam como as principais lições aprendidas o respeito e a disciplina.

Jogos Intercâmpus: passaporte para os JIFs

Ao longo dos meses de junho e julho, estudantes de dez câmpus do IFSul participaram dos Jogos Intercâmpus nas modalidades de atletismo, vôlei, vôlei de duplas, futebol, xadrez, judô e handebol. Com os jogos de basquete e futsal desta sexta-feira, encerram-se os jogos internos da instituição. Os classificados em cada modalidade representarão o IFSul na etapa sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), no Paraná. Quem se classificar, levará o nome do instituto para a etapa nacional dos Jogos, que acontece em outubro em Minas Gerais.

registrado em:
Assunto(s): intercâmpus , jifs , esporte
Fim do conteúdo da página