Bagé recebe mais de 180 atletas na terceira etapa dos Jogos Intercâmpus do IFSul
Estudantes de nove câmpus do IFSul participaram dos jogos nas modalidades de handebol, vôlei de duplas e xadrez
A cidade de Bagé foi o destino de mais de 180 estudantes de nove câmpus do IFSul nessa terça-feira (27). Participando dos Jogos Intercâmpus, os atletas das diferentes unidades do instituto foram ao município da fronteira para competir nas modalidades de handebol, vôlei de dupla e xadrez. Os campeões de cada modalidade já garantiram uma vaga na fase sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que acontece em agosto em São José dos Pinhais/Paraná. As disputas foram realizadas ao longo de todo o dia no Complexo Esportivo Presidente Médici.
E no dia nacional do vôlei, quem voltou para casa comemorando uma dobradinha de vitórias na modalidade foi o câmpus Venâncio Aires. Tanto no vôlei de duplas masculino quanto no feminino, o câmpus saiu campeão dos jogos com as duplas Gustavo Dallafávera com Gustavo Peres e Bruna Dornelles com Tamara Marques. Acompanhadas pelos professores André Fonseca e Kenji Fuke, as meninas contam que, embora o vento durante as partidas tenha atrapalhado um pouco, a preparação feita desde o início do ano colaborou com o resultado. As duas ainda comemoram a possibilidade de passar para a etapa sul-brasileira dos JIFs: Bruna vai para o seu terceiro ano de participação nos jogos e Tamara, que estreou neste ano dentro da competição, terá, pela primeira vez, a oportunidade de representar o IFSul nos jogos dos institutos.
>>> Confira FOTOS da terceira etapa em nosso álbum no Facebook!
LEIA TAMBÉM:
Primeira etapa dos Jogos Intercâmpus mobiliza atletas de 10 câmpus do IFSul
Intercâmpus: Equipe de futebol do câmpus Pelotas se classifica para a etapa sul-brasileira dos JIFs
Outra dobradinha de resultados ficou por conta do câmpus Pelotas. Na modalidade de handebol, as equipes feminina e masculina foram as que somaram mais pontos nas disputas realizadas ao longo do dia. Com o resultado, as equipes repetem o feito do ano passado e vão novamente para a fase regional sul dos JIFs.
Em conversa com parte do grupo representante do câmpus Pelotas na modalidade do handebol, é possível perceber a importância que os jogos têm para os times. “Participamos de outras competições municipais e estaduais, mas o nosso foco é sempre nos JIFs”, contam. O grupo comenta que para garantir o bom desempenho uma extensa preparação é realizada, com dois treinos semanais com bola e outro com preparação muscular. “Além disso, nosso treinador está sempre inovando e ‘puxando a nossa orelha’ para melhorarmos cada vez mais”, destaca o grupo, referindo-se ao professor de educação física Vinicius Costa.
“As equipes seguirão a rotina de dois treinos técnico-táticos semanais de sempre. A preparação para a fase região sul continua hoje, pois sabemos que a exigência será grande”, complementa o professor Vinicius. Ele conta que, além dos dois treinos semanais, a equipe feminina realiza uma preparação física com a professora Alessandra por conta da participação da equipe no campeonato estadual da Federação Gaúcha de Handebol. Orgulhoso, o professor completa: “esta preparação já apareceu nos jogos de ontem, onde elas tiveram um desempenho físico sensacional. Nossa expectativa era de classificação e veio com um bom desempenho”, comemora o docente.
Com uma ampla sala reservada no espaço superior do ginásio, a modalidade de xadrez também mobilizou um grande número de aficionados pelo esporte. Mais de 60 estudantes – muitos participantes de clubes de xadrez em suas unidades – competiram em cinco rodadas de jogos disputados durante o dia. Após as disputas, foram conhecidos os quatro* estudantes de cada naipe que se classificaram para os JIFs. Confira abaixo os classificados.
De acordo com o professor de educação física do câmpus Pelotas Rony Soares, o xadrez pode trazer inúmeros benefícios aos praticantes. O professor argumenta que a modalidade permite aos estudantes tornarem-se mais organizados e mais aptos a pensarem em suas atitudes e administrarem as consequências de seus atos. “No xadrez, uma jogada errada no início da partida pode atrapalhar o jogador até o final da competição, então os estudantes percebem nessa modalidade a importância de planejarem bem cada um de seus atos”, comenta o professor. Além disso, a solidariedade é outra qualidade amplamente desenvolvida na modalidade: “Estimulamos os jogadores, depois de um jogo com alguém menos experiente, a trocar informações com o oponente e explicar os problemas que determinado movimento no jogo desencadeou”, destaca Rony, complementando que, além da solidariedade, as disputas do xadrez dentro dos jogos permitem aos estudantes o fortalecimento de amizades com alunos de outras unidades.
Evento realizado com sucesso
Após a conclusão das atividades do dia, o professor de educação física do câmpus Bagé e responsável pela organização dessa etapa dos jogos, Tiago Hartwig, avalia que a competição ocorreu de forma tranquila em todos os aspectos. “Tudo foi executado da melhor forma para receber as comitivas dos nove câmpus participantes, desde a estrutura do evento até a logística do almoço na cantina do câmpus Bagé”, destaca. O professor também complementa que o sucesso dos jogos se deve ao empenho da equipe organizadora e ao apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura de Bagé.
Com a realização do evento superando as expectativas da organização, a terceira etapa dos Jogos foi uma experiência marcante para os estudantes. Para as estudantes do câmpus Charqueadas Sheron Martins da Silva e Carolina Silveira de Almeida, os Jogos Intercâmpus são ansiosamente aguardados: “esse é um dos melhores eventos do ano para nós, porque conhecemos outras pessoas e conseguimos rever muitos amigos de outros câmpus”.
Participante da modalidade de xadrez, o aluno Gustavo da Silva Schunck, do câmpus Sapiranga, também vê nos jogos a possibilidade de colocar em prática o treinamento que realiza na unidade e, de quebra, ainda ter a honra de representar o seu câmpus na competição.
Acompanhando as duplas de vôlei do câmpus Sapucaia do Sul, o professor de educação física Antônio Lopes conta que os Jogos Intercâmpus são, em si, uma excelente oportunidade para os estudantes vivenciarem a experiência de uma competição e, assim, prepararem-se para jogos municipais, regionais e estaduais de suas unidades. “No Intercâmpus, nossos estudantes conseguem adquirir uma boa experiência para chegar nos Jogos Escolares de Sapucaia do Sul (Jemusa) em nível competitivo”, destaca o docente. Em tom de brincadeira, ele complementa que a competição municipal também mobiliza fortemente os estudantes “porque os adversários são conhecidos da cidade e estão mais próximos”.
Intercâmpus - Participaram da terceira etapa da competição estudantes dos câmpus Bagé, Pelotas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Venâncio Aires, Jaguarão, Camaquã e Santana do Livramento. Inicialmente marcada para o dia 30 de junho, a data da quarta e última etapa do Intercâmpus, que ocorre novamente em Pelotas, deverá ser confirmada ao longo dos próximos dias. Em razão da paralisação nacional agendada para o dia 30, a organização do evento, junto aos docentes de cada câmpus participante, está discutindo se haverá mudança no calendário da competição a fim de garantir o bom andamento dos jogos, já que muitos dependem de deslocamentos intermunicipais.
Confira os classificados para a etapa sul-brasileira dos JIFs nessas modalidades:
Handebol feminino e masculino – câmpus Pelotas
Vôlei de duplas feminino e masculino – câmpus Venâncio Aires
Xadrez feminino:
Angela da Luz - Bagé
Michele Baierle - Venâncio Aires
Ritiane da Silva - Sapiranga
Nathaniele Fernandez - Camaquã
Xadrez masculino:
Augusto Souza - Pelotas
Marcel Basso - Pelotas
Andrei Silveira - Pelotas
Francis Kaster - Pelotas
* Após a publicação dos resultados, a organização da etapa regional dos JIFs confirmou que, no xadrez, cada instituição levaria 4 (e não 5) estudantes de cada naipe.
Redes Sociais