Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Neabi do câmpus Lajeado promove palestra sobre questões raciais
Início do conteúdo da página
Palestra

Neabi do câmpus Lajeado promove palestra sobre questões raciais

Palestra foi realizada pelo professor de sociologia do câmpus Gravataí

  • Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 15h03
  • Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2017, 16h48

O câmpus Lajeado foi o local da palestra intitulada “Questões Raciais no Brasil Contemporâneo” ocorrida no dia 05 de junho. A palestra foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus. Na oportunidade, o palestrante, professor de sociologia, do câmpus Gravataí, André Luís Pereira, apresentou dados comparativos sobre a realidade de negros e brancos, e de mulheres e homens no Rio Grande do Sul.

Para ele, os negros e mulheres recebem salários menores, além de possuírem menor nível de empregabilidade do que homens e brancos. O professor abordou também a questão do preconceito racial que o negro enfrenta diariamente no país, além da violência, em que o negro sofre mais que os brancos, “é só observarmos os dados”, disse.

André salientou a importância que a educação tem para a inclusão dos negros na sociedade e o papel relevante das instituições públicas de ensino, como o IFSul, que disponibiliza sistemas de cotas. No final da palestra, ele citou uma frase do economista Celso Furtado que disse que o “Brasil não será uma nação desenvolvida enquanto não resolver a questão racial”.

A palestra contou com a presença dos alunos de administração do câmpus, e de servidores da unidade.

registrado em:
Assunto(s): Palestra
Fim do conteúdo da página