Neabi do câmpus Lajeado promove palestra sobre questões raciais
Palestra foi realizada pelo professor de sociologia do câmpus Gravataí
O câmpus Lajeado foi o local da palestra intitulada “Questões Raciais no Brasil Contemporâneo” ocorrida no dia 05 de junho. A palestra foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus. Na oportunidade, o palestrante, professor de sociologia, do câmpus Gravataí, André Luís Pereira, apresentou dados comparativos sobre a realidade de negros e brancos, e de mulheres e homens no Rio Grande do Sul.
Para ele, os negros e mulheres recebem salários menores, além de possuírem menor nível de empregabilidade do que homens e brancos. O professor abordou também a questão do preconceito racial que o negro enfrenta diariamente no país, além da violência, em que o negro sofre mais que os brancos, “é só observarmos os dados”, disse.
André salientou a importância que a educação tem para a inclusão dos negros na sociedade e o papel relevante das instituições públicas de ensino, como o IFSul, que disponibiliza sistemas de cotas. No final da palestra, ele citou uma frase do economista Celso Furtado que disse que o “Brasil não será uma nação desenvolvida enquanto não resolver a questão racial”.
A palestra contou com a presença dos alunos de administração do câmpus, e de servidores da unidade.
Redes Sociais