Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmpus: Equipe de futebol do câmpus Pelotas se classifica para a etapa sul-brasileira dos JIFs
esporte

Na manhã desta terça-feira (20), aconteceu, dentro dos Jogos Intercâmpus, a disputa classificatória para os JIFs na modalidade de futebol

• Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 13h52
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2017, 13h52

A disputa do futebol nos Jogos Intercâmpus do IFSul reuniu atletas preparados para competir pela vaga na etapa sul dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). A partida entre os câmpus Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça, que aconteceu na manhã desta terça-feira (20), resultou no placar de 3 x 1 para o câmpus Pelotas e garantiu a passagem do time para a próxima fase da competição. A etapa sul-brasileira dos JIFs acontecerá no mês de agosto, na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná.

Para o professor de educação física e treinador da equipe do câmpus Pelotas, Gabriel Cunha, os jogos representam um espaço importante na formação dos estudantes. “É por meio desse tipo de atividade que os alunos aprendem a lidar com conceitos necessários à sua formação, como a vitória e a derrota”. E, por falar em vitória, o treinador comemora os resultados obtidos pela equipe. “Estou há três anos com o grupo e nesse tempo tivemos a oportunidade de avançar para as etapas seguintes dos JIFs três vezes: para a regional em 2015, para a nacional em 2016 e, agora, novamente para a regional”, comenta o docente, destacando que o time reúne atletas que já possuem uma experiência com o futebol, a fim de montar um grupo competitivo.

Com um treino focado nesta edição do Intercâmpus há dois meses, a equipe do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, de acordo com o professor Fernando Gutierrez, também reúne atletas com uma base no esporte. “Eles já vêm para o time com uma experiência adquirida fora da instituição e têm a oportunidade de desenvolver essas habilidades nas aulas de educação física e nos treinos pelo instituto”, destaca o docente. Fernando também complementa que, além da oportunidade de se desenvolver como atleta, muitos estudantes são atraídos para o time pela chance de competir, inclusive em outros lugares do Brasil. “Quando começamos nossos treinos, por exemplo, chegamos a ter 40 alunos participando”, comenta ele, destacando que a maioria dos atletas geralmente conhece apenas os arredores da própria cidade e que os jogos, nesse sentido, abrem um leque de vivências aos estudantes.

Matheus Oliveira, aluno do câmpus Pelotas, participou pela primeira vez dos Jogos Intercâmpus. Para ele, parte do resultado obtido pela equipe vem da preparação feita pelo treinador do time, Gabriel Cunha. “O nosso treinador conseguiu trazer boas características individuais, os guris estão muito bons”, afirma. Além do desempenho em campo, o estudante também vê na competição uma oportunidade para crescer tanto no esporte e nos estudos, mas também como pessoa: “passando de fase, espero que a gente possa avançar, conhecer novos lugares, crescer também como pessoa”.

Já o atleta do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, Renan Ferreira, contou que o time, junto ao treinador Fernando Gutierrez, se preparou muito para ter um bom desempenho em campo. “Trabalhos muito, nos empenhamos e viemos fortes para jogar”, comentou o estudante.

Saiba mais

Nos dias 27 e 30 de junho acontecem as duas últimas fases do Intercâmpus, uma em Bagé e outra novamente em Pelotas. Nestas etapas, os atletas disputam nas modalidades de handebol, vôlei de duplas, xadrez, futsal e basquete.

Assunto(s): futebol , intercâmpus , ifsul , jifs