Está confirmada a realização da primeira Olimpíada Regional de Matemática do câmpus Pelotas (ORM-IFSul). Destinada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e a estudantes do ensino médio de escolas das redes pública e privada da Zona Sul do estado, a competição tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino de matemática na região, descobrir novos talentos e premiar aqueles que tiverem bons resultados nas soluções de problemas de matemática. Em sua estreia, o evento homenageia o professor Lino de Jesus Soares, ex-docente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
>>> ACESSE O SITE OFICIAL DA ORM-IFSUL
As inscrições já estão abertas e vão até 2 de julho, no link. Todas as escolas da Zona Sul podem se inscrever. Se alguma instituição de ensino fora da região de jurisdição tiver interesse em inscrever seus alunos e estiver localizada em região sem a realização de olimpíadas regionais, deve entrar em contato com a coordenação da ORM-IFSul para solicitar a inscrição. Alunos de escolas que não vão participar da competição e tiverem interesse em disputar, devem pedir para que seus pais solicitem a inscrição diretamente com a coordenação do evento, pelo telefone (53) 2123-1020 ou pelo e-mail juliomohnsam@pelotas.ifsul.edu.br.
A prova
A primeira fase da ORM-IFSul está prevista para 7 de julho, nas escolas inscritas. Os competidores terão pela frente uma prova objetiva de 20 questões, com duas horas e meia de duração. Já a segunda fase está marcada para 4 de agosto, nas escolas com estudantes classificados para esta etapa. Serão cobradas dez questões discursivas, e os participantes terão um tempo máximo de três horas para resolvê-las. O gabarito oficial será divulgado no dia seguinte à data de aplicação da prova.
Os competidores das redes pública e privada estarão divididos por níveis. O nível 1 será formado por alunos matriculados no 6º ou 7º anos do ensino fundamental; no nível 2, estarão os do 8º ou 9º anos do ensino fundamental; e no nível 3, os estudantes de qualquer ano do ensino médio. Conforme os organizadores, alunos do 5º ano do ensino fundamental podem participar do nível 1 como convidados.
Para o professor Júlio Mohnsam, um dos organizadores do evento e responsável pela preparação dos estudantes do câmpus Pelotas para diversas competições de matemática, a Olimpíada Regional de Matemática será capaz de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, além de contribuir para a integração das escolas com as universidades, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
“Eventos deste porte e natureza acabam, também, incentivando o aperfeiçoamento dos professores das escolas participantes, contribuindo para a sua valorização profissional”, ressalta.
Conteúdo
A ORM-IFSul terá uma prova alinhada com o currículo escolar. No entanto, informam os organizadores, as questões darão ênfase a resoluções de problemas e não a exercícios básicos de substituições de fórmulas.
“Os problemas terão como norte mostrar como a matemática da sala de aula pode ser fascinante e despertar o interesse dos alunos para novos desafios matemáticos”, explica Mohnsam.
Nas provas do nível 1 serão cobrados conteúdos de álgebra, aritmética e geometria. Para os candidatos do nível 2, álgebra, aritmética, contagem e geometria; e os inscritos no nível 3 terão questões envolvendo álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.
Premiação
Os 12 primeiros alunos de cada nível serão premiados com medalhas e certificados de menção honrosa - duas de ouro, três de prata, quatro de bronze e três menções honrosas. O número de menções honrosas pode variar conforme o desempenho dos participantes.
Os primeiros colocados da competição poderão ser classificados para a fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Os resultados da ORM-IFSul serão divulgados no dia 7 de setembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de setembro.
Redes Sociais