Oficina de teatro tem inscrições abertas no câmpus Camaquã
Neste semestre, o grupo IFgurantes prevê duas turmas: uma para estudantes do câmpus e outra para a comunidade externa
Pode preparar a criatividade e soltar a imaginação: estão abertas as inscrições para as duas modalidades da oficina de teatro oferecida pelo grupo IFgurantes do câmpus Camaquã. Pela primeira vez, o grupo ofertará oficinas em duas turmas com até 25 vagas cada: uma para estudantes da unidade, cujo início é nesta quarta-feira (07), e outra, ministrada por bolsistas do projeto e que começa no dia 22, para a comunidade externa.
As oficinas internas serão nas quartas-feiras, das 18h30min às 20h30min, e as oficinas para o público externo serão nas quintas-feiras, no mesmo horário. Em ambas as turmas, as aulas serão ministradas de junho a dezembro deste ano.
No planejamento das atividades, de acordo com o professor do câmpus e diretor do grupo, Giliard Barbosa, estão exercícios e jogos teatrais relacionados à expressão corporal, à consciência física e ao movimento espacial. Além disso, as atividades também preveem o desenvolvimento da autoestima e da comunicação – seja ela verbal ou não-verbal, a exploração dos sentidos e, segundo o diretor, “o exercício da representação como possibilidade de construção empática e reflexão que se dá num olhar em direção ao outro e com o outro”. As oficinas terão como base os exercícios e jogos teatrais propostos por dois reconhecidos autores da área: Augusto Boal e Viola Spolin.
Faça a sua inscrição
Se você é estudante do câmpus – Para as oficinas internas, os alunos interessados devem comparecer no auditório do câmpus nesta quarta-feira (07), às 18h30min, para a primeira aula, na qual serão repassadas informações sobre o funcionamento do projeto e seus objetivos. Quanto aos pré-requisitos, o professor Giliard é enfático: “o grande pré-requisito, na verdade, é disposição para participar das atividades e disponibilidade total para as oficinas, bem como assiduidade e pontualidade”, destaca.
A seleção de alunos do câmpus para a oficina prevê o preenchimento de um pequeno formulário-questionário, entrega de autorização dos responsáveis (quando menor de idade) e entrevista, bem como avaliação de seu comprometimento com as atividades propostas durante as duas semanas de adaptação previstas no cronograma de aulas.
Se você é membro da comunidade externa – No caso das oficinas externas, os interessados devem inscrever-se para a primeira aula, até o dia 20 de junho, através do formulário disponível nesse link. Para realizar a inscrição, o interessado deve ter, no mínimo, 13 anos de idade. Após o preenchimento do formulário, cada interessado deverá comparecer à oficina no dia 22 de junho, das 18h30 às 20h30, no auditório do câmpus Camaquã (Rua Ana Gonçalves da Silva, 901 | Camaquã – RS).
Na primeira aula, serão repassadas informações sobre o projeto e os objetivos das oficinas, e aqueles que desejarem permanecer no projeto, caso excedam o número de vaga ofertadas, serão convidados a participarem de um pequeno processo de seleção. O diretor do grupo explica que a seleção será baseada nas respostas constantes no formulário de inscrição, na observação de seu comprometimento com as atividades propostas durante a primeira oficina e em sua disponibilidade de horários para participar das atividades. Na seleção para as oficinas externas, haverá reserva de vagas para pessoas assistidas por Centros de Referência em Assistência Social e para alunos de escola pública.
Confira o programa #5Perguntas gravado com a participação do grupo:
Espaço aberto para a criação artística no câmpus Camaquã
Iniciado em 2015, o grupo IFgurantes realiza oficinas desde o começo de suas atividades. Embora tenham sido elas que motivaram a criação do projeto, muitas outras atividades passaram a fazer parte do leque de ações do grupo. Entre essas atividades estão os estudos teóricos realizados pelos participantes sobre a própria prática teatral, as montagens e apresentações de espetáculos e a realização de parcerias com outras instituições para levar o fazer artístico à comunidade externa. De acordo com Giliard, o conjunto dessas iniciativas impacta a formação dos estudantes em múltiplas vertentes, como no âmbito acadêmico, no desenvolvimento profissional e na formação humana.
“Em termos humanísticos, o projeto possibilita o desenvolvimento da compaixão, da empatia – este colocar-se no lugar do outro –, da inclusão, da boa convivência e do respeito ao diferente, do diálogo, da escuta e da observação como formas de compreensão do outro e de reflexão sobre si”, destaca o professor. Além dessas características tão importantes para a formação ampla dos participantes, Giliard acrescenta que o fazer teatral contribui para o próprio desenvolvimento profissional dos alunos, já que potencializa o senso da responsabilidade, o comprometimento, a dedicação, a liderança não-impositiva e o trabalho em equipe.
Conheça o IFgurantes
Além das oficinas ministradas aos alunos do câmpus e à comunidade externa, o projeto IFgurantes também possui uma peça, “Auto da van do inferno”, produzida em 2015 e apresentada inúmeras vezes em 2016 no IFSul, no Teatro Municipal de Camaquã e em encontros de formação de professores em Camaquã e em cidades vizinhas. Além disso, o grupo apresentou performances em eventos organizados pelo câmpus e ministrou oficinas pontuais em escolas da região e encontros de formação pedagógica, bem como colaborou com a elaboração de oficinas para grupos universitários.
Entre as atividades do grupo também estão previstas ações de intervenção social junto a duas instituições parceiras: os CRAS Getúlio Vargas, de Camaquã, e Santa Rita do Sul, da cidade de Arambaré. Nessas ações de intervenção, o grupo elaborará pequenas intervenções a partir do Teatro-Fórum proposto por Augusto Boal, através das quais será possível discutir temas atuais de relevância para as comunidades assistidas por esses centros de referência.
Para agosto, o IFgurantes planeja a oferta de um curso de formação continuada voltado a professores de escolas públicas da região, trazendo a linguagem teatral como ferramenta didática em sala de aula.
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