Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “A eletrotécnica no IFSul é um curso ótimo para quem procura uma profissão”
vestibular de inverno ifsul

“A eletrotécnica no IFSul é um curso ótimo para quem procura uma profissão”

Quer fazer o Vestibular de Inverno do IFSul? Confira o depoimento do Lairton da Rocha Vieira, do câmpus Camaquã, sobre como o IFSul pode ser um diferencial para quem busca ingressar no mundo do trabalho

• Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 17h44
  • Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 09h35

As pré-inscrições para o Vestibular de Inverno do IFSul estão abertas até o dia 31 de maio e, para mostrar aos candidatos as possibilidades que o instituto oferece, nada melhor do que conhecer a experiência de quem já estuda na instituição. Por isso, convidamos alunos de cursos técnicos do IFSul para compartilhar as suas vivências com quem planeja buscar uma vaga nesse Processo Seletivo.

Hoje, quem conta sua experiência no IFSul é o Lairton da Rocha Vieira, de 44 anos, que se formou no curso técnico de eletrotécnica no câmpus Camaquã. O Lairton, que já trabalhava no câmpus antes de fazer o Vestibular para o técnico subsequente, conta aos novos vestibulandos a sua percepção sobre os conhecimentos que o curso oferece e como essa formação pode ser um diferencial para quem busca ingressar no mundo do trabalho.

Confira abaixo o que ele nos falou!

Ampliando os conhecimentos

“Eu já trabalhava no IFSul na parte de manutenção e elétrica. Quando os professores me falaram sobre o curso, eu gostei da ideia e resolvi fazer o vestibular. O curso é muito bom, bem ‘puxado’, e nós aprendemos muito. Quem já sabe puxar fio ou ligar algum motor pode até pensar que sabe tudo sobre técnicas, mas não. No curso nós aprendemos a fazer essas ligações, mas o que mais aprendemos é sobre como fazer um projeto. Ou seja: não aprendemos apenas a ligar um transformador; aprendemos a ligar o transformador e a entender como ele funciona e como é fabricado por dentro”.

Oportunidade para todas as idades

“O curso é muito importante na formação profissional: ensina muita coisa que, futuramente, ajuda bastante, principalmente os jovens. Eu fiz o curso com 44 anos para dar exemplo aos jovens que estão procurando uma profissão. Agora, afirmo para os mais novos que buscam alguma ideia para entrar no mercado de trabalho: o curso é ótimo, vale a pena!”

Abrindo caminhos

“Para quem quer fazer uma faculdade, uma engenharia elétrica por exemplo, o curso é um bom caminho. Ele é um ‘pulo’ para quem está saindo do ensino médio poder entrar na faculdade, porque depois de passar por um curso desses, entrar em uma engenharia tem tudo a ver”.

Dica para o vestibular

“Estudem bastante. Estudei com base nas questões da primeira prova que eu fiz e na segunda vez que fiz o vestibular já fiquei em quarto lugar na classificação. Então, encontrem material relacionado aos conteúdos da prova e estudem, porque o curso é muito bom.”

VOCÊ TAMBÉM QUER TER UMA JANELA ABERTA PARA O MUNDO?

Assim como o Lairton, você também pode descobrir um mundo de possibilidades para a sua formação. Participe do Vestibular de Inverno do IFSul! As pré-inscrições estão abertas até o dia 31 de maio no site do Processo Seletivo. Após esse período, os candidatos deverão retornar ao site para realizar a confirmação da inscrição, que acontece de 1º a 7 de junho.

As vagas deste vestibular serão para os câmpus Bagé, Camaquã, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santana do Livramento e Venâncio Aires. Clique aqui para conferir o quantitativo de vagas, os cursos participantes e o edital completo do Vestibular!

As provas do Vestibular de Inverno do IFSul estão marcadas para o dia 25 de junho e terão duração de três horas.