Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Egressos do IFSul têm trabalhos aprovados para maior evento científico de computação do país
câmpus sapucaia do sul

Pesquisas realizadas durante a formação no câmpus Sapucaia do Sul serão apresentadas no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

• Publicado: Terça, 16 de Mai de 2017, 11h32
  • Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2017, 11h35

Três pesquisas desenvolvidas por egressos do curso técnico em informática do câmpus Sapucaia do Sul durante seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) foram aceitas para apresentação no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, maior evento científico da área do país. O Congresso, que reúne uma série de eventos base e eventos satélites, será realizado entre os dias 02 e 06 de julho, na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campus Higienópolis, em São Paulo.

Para o coordenador do curso, Rodrigo Remor Oliveira, além de demonstrarem a qualidade do ensino e das pesquisas realizadas no câmpus, estes resultados “são consequências de ações práticas, integradoras e interdisciplinares, servindo como motivação para continuarmos lutando por uma educação pública, gratuita e cada vez mais qualificada”.

Os trabalhos serão apresentados em dois diferentes eventos satélites do Congresso: o XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, maior simpósio da área de sistemas colaborativos do Brasil, e o 4º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, que reúne as principais pesquisas realizadas na área de computação desenvolvidas nos institutos.

Para o Simpósio foram aceitos dois papers: o Sistema Colaborativo para Captação de Doadores de Sangue, desenvolvido pelos Arthur Oliveira Silva e Luana Rodrigues, sob orientação dos professores Rodrigo Remor Oliveira e Rodrigo Ruas Oliveira; e Intolerance – Uma plataforma para integração de pessoas com restrições alimentares, dos alunos Hedo Eccker da Silva Junior e Leonardo Braga Genuino, orientados por Rodrigo Remor Oliveira. Os dois projetos concorreram com pesquisas realizadas em nível superior e os anais do evento são publicados pela IEEE e pela ACM.

O terceiro trabalho, aprovado para o Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, é o Vegeryday - uma aplicação de auxílio à alimentação vegetariana, desenvolvido pela egressa Giovana Santos com orientação dos professores Alysson Hubner, Ricardo Luís dos Santos e Alex Mulattieri Suarez Orozco.