Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul lança ferramenta de gestão para mensuração do Plano de Desenvolvimento Institucional
institucional

O Sistema de Indicadores permitirá aos dirigentes do instituto avaliar a situação atual dos objetivos e metas estabelecidos no PDI

• Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 15h20
  • Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2017, 15h20

Avaliar e conseguir mensurar se os objetivos e metas de um planejamento estão sendo executados é um grande desafio para qualquer instituição. Para tornar essa empreitada mais palpável, no entanto, o IFSul lançou o primeiro Sistema de Indicadores para mensuração e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) por meio da Portaria 1102/2017.

A nova ferramenta de gestão permitirá aos dirigentes do instituto mensurar a situação atual dos objetivos e metas estabelecidos no PDI, embasando a tomada de decisões estratégicas para o instituto. De acordo com a coordenadora de Gestão Estratégica do IFSul, Flávia Katrein, ao reunir indicadores sobre as ações dos câmpus, das pró-reitorias e das diretorias ligadas à Reitoria, os gestores adquirem uma visão global e sistêmica dos processos em andamento.

A possibilidade de ter uma visão sistêmica do instituto a partir da ferramenta é um marco para o IFSul, de acordo com o reitor Marcelo Bender. “Embora esse sistema trabalhe com resultados quantitativos, ele nos permitirá fazer uma análise qualitativa dos processos da instituição”, comenta o gestor. Bender ressalta que, ao possibilitar uma avaliação ampla das ações institucionais, o Sistema de Indicadores permitirá a esta e às futuras gestões traçar ações ainda mais consistentes. “É um verdadeiro legado para o IFSul”, comemora.

A proposta, elaborada por uma comissão de servidores instituída pela Portaria 1335 de 2015, foi apresentada ao reitor no final do ano passado. Com base no trabalho realizado pela comissão, a Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), a pedido da vice-reitora, ficou responsável pela revisão das fórmulas apresentadas no documento para cálculo dos indicadores.

Após a disponibilização desse documento, que prevê as fórmulas matemáticas para o cálculo de cada indicador, as pró-reitorias e diretorias sistêmicas deverão disponibilizar os números relacionados às ações do IFSul para que sejam calculados esses indicadores. Flávia explica que, com a disponibilização desses dados pelos setores envolvidos, os indicadores serão divulgados em 2018 tendo 2017 como ano-base.

“A elaboração do Sistema de Indicadores é um primeiro passo na qualificação das discussões para os próximos PDIs”, destaca Flávia, complementando que o Sistema estará vigente até 2019, quando se encerra o ciclo do atual PDI, cuja duração abrange os anos de 2014 a 2019.

Entenda o Sistema de Indicadores

O Plano de Desenvolvimento Institucional, ciclo 2014-2019, reúne as metas, objetivos e compromissos do IFSul para o período abrangido. Para que o instituto possa acompanhar o avanço na busca de seus compromissos com a sociedade verificou-se a necessidade de uma avaliação formal do PDI, um método padronizado que pudesse ser repetido anualmente, permitindo identificar em quais pontos o instituto tem obtido resultados satisfatórios e em quais é necessário empenhar maiores esforços. A partir dessa constatação, foi elaborado o Sistema de Indicadores, um sistema de medição de desempenho que busca apurar os resultados obtidos e auxiliar no processo de tomada de decisão. O documento que apresenta o Sistema de Indicadores pode ser acessado neste link.

Assunto(s): pdi , sistema de indicadores , ifsul