Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos de Capacitação > Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP > PROGEP > Dengue
Início do conteúdo da página

Dengue

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 14h12 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 14h39

NASS/PROGEP - Enf Nalba MIrenda

O que é?

Doença infecciosa febril aguda, se apresenta de forma benigna ou grave.

Fatores agravantes:  

Tipo do vírus envolvido, infecção anterior por dengue e doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Sintomas:

Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave e pode ser fatal.

É importante procurar um serviço de saúde ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Quatro aspectos a considerar:

  1. A dengue grave pode ser na primeira infecção, o mais frequente é após a segunda ou terceira;
  2. Em alguns casos a infecção é subclínica, quando picado pelo mosquito Aedes aegypti é infectado, mas não apresenta a doença clínica, podendo ficar imune ao sorotipo que infectou; pode ocorrer com 20 a 50% das pessoas infectadas;
  3. A segunda infecção por qualquer sorotipo é predominantemente mais grave que a primeira, independente da sequência de sorotipos. No entanto, os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos;
  4. Muitas vezes a pessoa não sabe se já teve dengue por duas razões: pode ter tido a infecção subclínica (sem sinais e sem sintomas) ou os sintomas, principalmente nas formas brandas, podem ser confundidos com outras viroses febris agudas.

Transmissão:

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti que transmite um arbovírus, da família dos flavivírus.

Os quatro sorotipos conhecidos de dengue (1,2,3,4) podem produzir formas assintomáticas, brandas, graves e fatais. 

Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

 

Importante:

  • Pessoas com febre por menos de sete dias durante uma epidemia ou casos suspeitos de dengue, devem procurar tratamento médico e acompanhamento de possível evolução para gravidade, manter a hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco) ou venosa, dependendo da fase da doença.
  • Não deve ser usado medicamentos à base de ácido acetilsalicílico como aspirina e AAS ou anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
  • A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos (águas paradas), criadouros do mosquito transmissor da doença como latas, embalagens, copos e sacos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, tambores, latões, lixeiras, caixas d´água e cisternas destampadas.


Obs: As informações e Dicas aqui contidas possuem apenas caráter educativo. Somente médicos e cirurgiões-dentistas podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Fontes: 

Fundação Oswaldo Cruz. Glossário de doenças  https://youtu.be/7nZdb6WWj-o?si=cZ5wuH_si5YO4h6z

Ministério da Saúde. Saúde de A a Z   https://youtu.be/7nZdb6WWj-o?si=cZ5wuH_si5YO4h6z

registrado em:
Fim do conteúdo da página