Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Informes Biblioteca > Biblioteca IFSul - Câmpus Charqueadas - Exposição sobre o Dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Biblioteca IFSul - Câmpus Charqueadas - Exposição sobre o Dia da Consciência Negra

Escrito por Biblioteca | Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2025, 09h05 | Última atualização em Quarta, 12 de Novembro de 2025, 09h24

A Biblioteca do IFSul – Câmpus Charqueadas está realizando uma exposição especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

A mostra apresenta livros de autores negros e obras sobre a história e a cultura afro-brasileira, com o objetivo de valorizar o conhecimento e a contribuição do povo negro para a formação da nossa sociedade.

O Dia da Consciência Negra (20/11), se tornou feriado nacional em 2023 e lembra um importante acontecimento histórico: a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, há cerca de 330 anos, ele lutou pela liberdade e pelos direitos das pessoas negras durante o período da escravidão no Brasil.

Por sua coragem e liderança, Zumbi dos Palmares se tornou um símbolo de resistência e liberdade. Por isso, o Dia da Consciência Negra também é conhecido como o Dia de Zumbi dos Palmares.

O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais duradouro do país. Ficava na Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas, e existiu por quase 100 anos, chegando a abrigar cerca de 30 mil pessoas, naquela época, muitas pessoas escravizadas fugiam das fazendas e se abrigavam em comunidades chamadas quilombos.

Além de lembrar Zumbi dos Palmares, o Movimento Negro Unificado (MNU) e vários ativistas negros vêm lutando, há muitos anos, contra o racismo e a discriminação. Graças a essa luta, o 20 de novembro se tornou uma data importante de resistência para a comunidade negra.

A exposição pode ser visitada até o final do mês de novembro na Biblioteca.

Participe!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página