Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFSul livre de assédio
Início do conteúdo da página

IFSul Livre de Assédio - campanha

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 12h30 | Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2023, 13h50

A campanha institucional IFSul livre de assédio é um amplo conjunto de ações do instituto com foco na prevenção e enfrentamento de situações e práticas abusivas de qualquer natureza dentro da instituição. Além de uma série de atividades formativas sobre as temáticas abarcadas pela campanha, a mobilização institucional tem como objetivo a construção de uma Política de Prevenção, Enfrentamento e Erradicação de Assédios e Violências.

A organização das ações é realizada de forma coletiva por grupos de trabalho articulados com representantes da Reitoria e dos 14 câmpus do IFSul. Desenvolvido a partir de um processo construído democraticamente dentro da instituição, a campanha “IFSul livre de assédio” agrega representatividade de diversos coletivos institucionais, como estudantes, docentes, diretores/as, setores ligados ao Sistema de Gestão da Ética, além de sindicatos, entre outros.

A partir desse coletivo, foram constituídas três comissões responsáveis pelas ações da campanha: enquanto uma delas está a cargo da redação da Política, outra, paralelamente, trabalha no desenvolvimento de pesquisas sobre assédio e violência no âmbito da instituição, contribuindo no processo de conhecimento e diagnóstico do problema e auxiliando nas avaliações das ações educativas. Já a terceira comissão atua na organização dessas ações educativas, promovendo espaços de debates, reflexão e conscientização dentro de uma campanha institucional contra todas as formas de assédios e violências.

Conexão Nugeds - Além dos trabalhos capitaneados por cada comissão, também é desenvolvido um projeto de extensão multicâmpus elaborado pelo grupo de trabalho dos Núcleos de Gênero e Diversidade, os Nugeds. O “Conexão Nugeds: em conversas (des)construtivas” é uma proposta composta por lives mensais, tendo como principais temáticas: feminismos; violência de gênero e LGBTQI+; gênero, sexualidade e saúde; mulheres inspiradoras, empoderamento feminino e protagonismo da mulher negra; representatividade transgênero na política e educação.

Junto ao Depei, estão à frente do "IFSul livre de assédio" representantes dos câmpus do IFSul, por meio dos Grupos de Trabalho (GTs) de seus Núcleos: Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleos de Gênero e Diversidade (Nuged).

 

Clique em cada uma das imagens abaixo e confira, nas redes sociais, as séries de publicações realizadas dentro da campanha:

Campanha IFSul Livre de AssédioTipos de AssédioCombate ao Bullying e à Violência na Escola

Combate à violência contra a mulher no IFSulTipos de violência contra a mulherOnde buscar ajuda

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página