Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Ferramentas de pesquisa
Início do conteúdo da página

Ferramentas de pesquisa

Escrito por Gestão do Sistema de Bibliotecas IFSul | Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 15h34 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2023, 14h01

Geradores de Referência

 Ferramentas que produzem automaticamente referências bibliográficas.

  • MORE - Mecanismo online para gerar referências no formato ABNT.
  • Mendeley – Ferramenta gratuita de gestão de referências e citações que também funciona como rede de conhecimento e permite armazenar e compartilhar documentos.
  • Endnote – Software gerenciador de bibliografias para publicação de artigos científicos. Importa referências bibliográficas da Web, organiza-as em grupos de assuntos e insere as referências no corpo do texto, quando editado por processador Microsoft Office ou OpenOffice. A lista de referência é formatada no padrão da revista de publicação, estilo Vancouver e ABNT por exemplo.

 

Antiplágio

 Ferramentas para identificar suspeita de plágio em documentos disponíveis na Internet.

  • CopySpider: software detector de plágio freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na Internet. Gratuito
  • Plagium: site gratuito que rastreia a Internet para identificar se alguém plagiou seu material; você pode informar um trecho do texto ou um endereço (URL) para análise

 

Monitoramento de Citações

  • ResearchGate – Rede de pesquisa gratuita que permite criar perfil do pesquisador adicionando suas publicações.
  • ORCID – Identificador digital gratuito persistente e único de pesquisador, que permite desambiguar autoria e fornece maior visibilidade à produção científica, sendo interoperável com outros identificadores como o ResearcherID e Scopus Author ID.
  • Citações do Google Acadêmico: A aba "Minhas citações" possibilita criar um perfil acadêmico para monitorar as citações dos artigos de sua própria autoria. É necessário inscrever-se para criar um perfil.

 

Dicionários online

  • Dicionário Aulete Digital disponibiliza três grandes conteúdos: o dicionário Caldas Aulete da língua portuguesa, o Dicionário analógico (Thesaurus) de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, e uma Gramática básica da língua portuguesa de Celso Cunha.
  • Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português contemporâneo, cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral, bem como os termos mais comuns das principais áreas científicas e técnicas. O DPLP contém, sempre que pertinente, informação sobre as diferenças ortográficas e de uso entre o português europeu e o português do Brasil no final de cada verbete. Permite a tradução de um número significativo de palavras e expressões para os idiomas espanhol, francês e inglês. 
  • O Dicio é um dicionário de português contemporâneo, uma ferramenta essencial no conhecimento, uso e estudo da língua portuguesa. Composto por mais de 400 mil palavras, apresenta: definição, classificação gramatical, etimologia, divisão silábica, plural, sinônimos, antônimos, transitividade verbal, conjugação de verbos e rimas.
  •  Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)  O sistema de busca contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico.
  • Dicionário de rimas  O sistema de busca contém um  banco com mais de 1 milhão de palavras do português brasileiro e permite a pesquisa através do início ou terminação das palavras.

 

Dicas de pesquisa

  •  Letramento informacional: história em quadrinhos Publicação da bibliotecária Silvia Regina de Lima Veleda destinado aos alunos do Ensino Médio Integrado que apresenta conceitos de letramento informacional e dicas de pesquisa na forma de história em quadrinhos.

 

Confira também os Acervos digitais


registrado em:
Fim do conteúdo da página