Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapiranga realiza projeto de extensão Família e Escola: Um Encontro Necessário
Encontros

Um dos objetivos é a reflexão sobre temas relacionados à adolescência

• Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 14h54
  • Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2016, 14h45

Proporcionar encontros com os responsáveis pelos alunos beneficiários da Assistência Estudantil e interessados que tenham filhos cursando os cursos técnicos integrados no câmpus Sapiranga. Este é o objetivo do projeto de extensão "Família e Escola: Um Encontro Necessário". O projeto que iniciou no mês de junho, é coordenado pela assistente social Katiusse Içara Alves e conta com a participação da psicóloga Chaianne Jirkowski e da orientadora educacional Gisele Lopes Heckler. Como funcionam esses encontros?  Os responsáveis por estes alunos são convidados a reunirem-se mensalmente objetivando uma troca de experiências, de conhecimentos, além de refletirem sobre temas relacionados à adolescência, em que seus filhos (as) se encontram.
A equipe executora, considera a adolescência um importante período de desenvolvimento humano, em suas diferentes dimensões, biopsicossocial -pedagógico, a serem refletidas juntamente com seus responsáveis, prevenindo problemas familiares, relacionais, educacionais e até mesmo a evasão escolar.

Conforme a coordenadora, até o momento, já foram realizados quatro encontros, dos sete pretendidos até o final do ano.  “No primeiro, apresentamos aos presentes a proposta do projeto e abrimos espaços para eles darem sugestões a serem trabalhadas nos encontros posteriores, além disso, proporcionamos um momento de integração entre eles”, destaca.

No segundo, foi trabalhada a temática “Relação entre pais e filhos, escolhida pelos própios responsáveis. Na ocasião, foi proporcionada uma troca de experiências, refletindo os limites e possibilidades destas relações nos tempos atuais”, salienta Katiusse.

O que é ser adolescente? Este foi o tema do terceiro encontro realizado em agosto, que teve a participação da psicóloga do câmpus. Na ocasião, os responsáveis pelos alunos realizaram a dinâmica do espelho, refletindo a valorização de cada pessoa, a importância do autocuidado para ter uma melhor atenção com os filhos.

Já no encontro de setembro, foi abordado o tema: O uso correto da internet, onde foi apresentado pela orientadora educacional do câmpus  dados que referiam a importância dos responsáveis observarem os acessos , amizades e compartilhamentos que seus filhos realizam através das redes sociais, evitando assim problemas que podem envolve-los como: ciberbullying, sexting, aliciamento, entre outros.

A coordenadora do projeto destaca a importância desses encontros "Os responsáveis encontram limites no processo educativo, relacional com seus filhos, demandas essas observadas nos atendimentos realizados com pais e mães dos estudantes. Além disso, aproximamos os responsáveis das atividades da escola, dando voz ao saber popular, e as experiências dos pais e mães, responsáveis pelo processo de desenvolvimento dos seus filhos(as), sendo estes últimos considerados os protagonistas dos nossos câmpus e beneficiários dos nossos fazeres profissionais".

O próximo encontro já tem dada marcada, será no dia 25 de outubro e terá como tema Hábitos de Estudos.

Assunto(s): Encontros