Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura oficial da Mostra de Produção do IFSul destaca os dez anos das relações binacionais no instituto
EVENTO

Evento, aberto oficialmente nessa terça-feira, é uma das atividades que integram a programação alusiva à data

• Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 14h57
  • Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 13h47

Trocar experiências, adquirir conhecimentos, conhecer novas culturas: se o primeiro dia da Mostra de Produção do IFSul pudesse ser resumido em poucas palavras, essas poderiam ser as escolhidas. No único evento do instituto que congrega estudantes de todos os câmpus em torno do ensino, da pesquisa e da extensão, a troca de experiências, no entanto, não foi o único destaque. Nessa edição da Mostra, o câmpus Santana do Livramento sedia pela primeira vez o evento, integrando as comemorações dos dez anos de cooperação binacional entre o IFSul e o Conselho de Educação Profissional da Universidade do Trabalho do Uruguai (CETP-UTU). A abertura oficial do evento, com a presença de autoridades de ambas as instituições, foi na noite dessa terça-feira (18), no Teatro Municipal de Rivera.

Em uma solenidade que culminaria em depoimentos emocionados de alunos do câmpus Santana do Livramento e em uma foto coletiva sobre o palco do teatro, também não faltou sensibilidade nos discursos. Diretora-geral do câmpus anfitrião da Mostra, Roberta Bermudes não economizou agradecimentos às pessoas que fizeram parte da história da unidade, da construção da parceria binacional e da organização do evento. “A Mostra é esse grande encontro de pessoas que fazem a diferença na construção da educação em que acreditamos”, destacou. Segundo ela, a viabilização da Mostra e da própria cooperação binacional foi fruto da união e do comprometimento de pessoas que acreditaram nesse sonho.

De sonho, aliás, a cooperação binacional no IFSul passou diretamente a ser um caso de sucesso. De acordo com a vice-reitora do instituto, Janete Otte – na cerimônia, representando o reitor Marcelo
Bender - a experiência do IFSul e da CEPT-UTU já é uma referência na Rede Federal. “A cooperação binacional é um caso de sucesso em qualquer lugar onde a apresentamos e um motivo de orgulho para a nossa instituição”, frisou a dirigente, acrescentando que a união de esforços advinda da cooperação entre os dois países em prol da educação reafirma a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Oportunidade para conhecer trabalhos desenvolvidos nas duas instituições

O caráter democrático e acessível da educação ofertada pelas duas instituições foi um dos pontos abordados pelo pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSul, Manoel Porto Júnior. “Estamos comemorando os dez anos do tratado que deu início à construção de uma educação solidária na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, e esse é um momento muito importante para os nossos alunos conhecerem de perto essa experiência tão exitosa”, comentou.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Marcos André Betemps, a realização da Mostra de Produção na fronteira pode ser vista como uma justa contrapartida pela participação uruguaia de longa data no evento. Segundo ele, desde a sexta Jornada de Iniciação Científica a programação do evento já contava com trabalhos da UTU. “Então, nesses dez anos de festividades das relações binacionais, precisávamos estar presentes na região de fronteira, integrando cada vez mais as nossas instituições”, frisou o pró-reitor.

Também integraram a mesa de solenidade da abertura a diretora de Assuntos Internacionais do IFSul, Lia Pachalski, o intendente em exercício de Rivera,  Richard Sander, o conselheiro do CETP-UTU, Miguel Venturiello, a diretora do campus Noreste, Sandra Garate, e o coordenador das relações internacionais do CETP-UTU, Luis Lopez.

Vivências compartilhadas

Convidados a compartilharem com o público a experiência de fazerem parte da história do câmpus Santana do Livramento, dois estudantes subiram ao palco para trazerem seus relatos. O aluno uruguaio Eduardo Fleitas comentou que a união entre os dois países já está deixando frutos, pois, segundo ele, esse vínculo possibilita aos cidadãos brasileiros e uruguaios conviverem e aprenderem a valorizar a cultura do outro. No mesmo sentido, o estudante Jeferson Silva da Silva reforçou a fala do colega: “Nosso câmpus tem uma essência tão forte que consegue juntar culturas tão diferentes até parecerem uma só”, comentou.

Programe-se

O primeiro dia da Mostra de Produção contou com uma intensa programação de mesas de trocas de experiências entre os participantes. Durante a tarde, os alunos dos diferentes câmpus do instituto também puderam entrar no clima da fronteira com a apresentação do músico nativista Alex Hax, que integrou a programação do 2º Encontro de Cultura do IFSul.
Nesta quarta-feira, a programação da Mostra conta com as mesas de troca de experiências pela manhã e segue durante a tarde com a sessão de pôsteres da pesquisa e inovação. A partir das 16h20, o Encontro de Cultura conta com a mesa de conversa “Fronteiras e cultura: uma constelação de conceitos”, com Carol Vergara e Ricardo Almeida, mediada pela coordenadora de Cultura do IFSul, Sandra Vieira.

Assunto(s): JIC , mostra , cientifica , Santana , binacional