JIFs: uma quinta-feira de ouro para o IFSul
As medalhas vieram no Judô e salto em distância
No segundo dia dos Jogos das Instituições Federais (JIF nacional 2016) não faltaram motivos para o IFSul comemorar. Quem brilhou na quinta-feira, foram os alunos do câmpus Venâncio Aires, Augusto Rafael Vogt, que conquistou a medalha no Judô, e Gustavo Dallafávera, que levou o primeiro lugar no pódio no salto em distância ao atingir a marca de 6,71m, quebrando o recorde da competição.
Hoje, aos 15 anos, Augusto cursa informática e participa pela segunda vez nos JIFs, a primeira pelo judô. A preparação foi intensa, e o resultado superou até mesmo as expectativas do estudante, que disse ter vivido ótimas experiências nos jogos.
As medalhas, no entanto, não vieram de graça para os estudantes. Augusto, que derrotou todos os adversários em menos de 10 segundos em todas as lutas, começou cedo sua trajetória no judô. “Comecei a treinar com sete anos quando o professor viu que eu tinha potencial, aí eu gostei e pratiquei até os 14, depois parei, e quando soube que tinha judô nos JIFs eu voltei a treinar”.
Para o professor de educação física, André Fonseca, o judô é um esporte riquíssimo para o currículo escolar. “São trabalhadas questões culturais, autoconhecimento, respeito ao outro. Experimentamos técnicas, discutimos alguns valores intrínsecos às artes marciais orientais e, através disso, problematizamos diferenças socioculturais. No IF, meninos e meninas tem uma oportunidade ímpar de participar de competições como essa, conhecendo lugares e pessoas de todo país”.
O atleta que subiu no primeiro pódio pelo salto em distância é Gustavo, estudante de refrigeração e climatização. Aos 17 anos, conta que o amor pelo esporte vem de família. “Meu pai foi goleiro profissional e minha mãe foi duas vezes campeã sul-brasileira jogando vôlei. Desde pequeno acompanhava meu pai em seus jogos, e dali surgiu essa paixão”, ressalta. Apesar desse grande amor pelo esporte e de ter conquistado bons resultados na etapa nacional dos JIFs 2015, Gustavo buscou se dedicar ainda mais para esse ano. “Antes de sair de casa eu prometi voltar com medalha, estava muito confiante, mas acompanhei os outros competidores, e sabia que as marcas deles eram superiores as minhas, não esperava o ouro”, afirma.
A medalha de ouro e a quebra do recorde foi surpresa também para o professor e treinador Kenji Fuke. Mas ele ressalta: uma surpresa muito boa! Para o professor, o diferencial de Gustavo é a dedicação nos treinos e o foco na hora de competir. “Ele é muito focado e acredita muito que ele vai conseguir as marcas que ele estabelece”.
Quando questionado sobre planos para o futuro no esporte, Gustavo respondeu que não consegue se imaginar sem o esporte na vida dele. “Com o resultado de hoje, já mudei um pouco a minha cabeça em relação a seguir carreira no atletismo!”, afirmou.
Na quinta-feira, o IFSul ainda disputou as modalidades basquete feminino, basquete masculino, futebol masculino, futsal feminino, handebol feminino e vôlei de duplas.
JIFs: aluna do câmpus Bagé bate recorde no arremesso de peso
Confira os resultados do segundo dia
🏆 Judô - Augusto Rafael Vogt – 1º lugar
🏆 Salto em distância - Gustavo Dallafávera - 1º lugar
Basquete feminino
IFSul 35 x 22 IFRR
Futebol masculino
IFSul 0 x 0 IFMT
Futsal feminino
IFSul 15 x 00 IFB
Handebol feminino
IFSul 14 x 14 IFPE
Basquete masculino
IFSul 29 x 49 IFES
Vôlei de duplas
IFSul 0 x 2 IFF
Quem compete hoje
Basquete feminino – 8h
IFSul x IFF
Basquete masculino – 11h
IFSul x IFMT
Vôlei masculino – 12h
IFSul x IFES
Handebol feminino – 15h
IFSul x IFMT
Futebol masculino – 15h30min
IFSul x IFSC
A cobertura dos JIFs 2016 está sendo feita com a ampla colaboração dos atletas do IFSul e pode ser conferida no twitter.com/IFSul_oficial.
Confira as fotos dos JIFs no facebook!
Confira os vídeos dos medalhistas
Por Mariana Argoud e Priscila Vasconcellos
Redes Sociais