Mais de 350 pessoas participam do 4º Seminário de Ações Inclusivas
Evento reuniu público interno e externo da instituição para a discussão de temas voltados à inclusão
Mais de 350 participantes. Esse é o número que atesta o sucesso do 4º Seminário de Ações Inclusivas do IFSul, ocorrido nos dias 1º e 2 de setembro, no câmpus Bagé. Alunos, educadores, gestores, familiares, amigos e parceiros do IFSul e de outras instituições reuniram-se durante os dois dias de evento envolvidos por apenas um ideal: a inclusão.
A programação do seminário foi intensa e contou com palestras, oficinas e apresentações artísticas com temas voltados a pessoas com deficiência, gênero, diversidade e relações étnico-raciais.
“Espaços cada vez mais inclusivos se dão a partir de práticas compartilhadas e de um olhar sensível às diferenças”, pontuou a chefe do Departamento de Ações Inclusivas do IFSul, Andreia Colares. Segundo ela, com a aprovação da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul, é dever do instituto dar voz aos câmpus para que, coletivamente, diminuam as barreiras que ainda impedem o acesso das pessoas com deficiência à instituição.
Os dois dias de evento no câmpus Bagé ficarão, segundo Fabiane Camargo, para sempre na memória dos participantes. Ela, que é responsável pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do câmpus, já torce para que atividades como essa se intensifiquem ainda mais no instituto: “Que venham muitos encontros como esse. É bom demais saber que existem tantas pessoas ao nosso lado, que acreditam na inclusão e que lutam por igualdade de oportunidade”, destacou.
O evento
O 4º Seminário de Ações Inclusivas do IFSul foi promovido pelo Departamento de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e contou com o apoio do câmpus Bagé, da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) e da Associação Bageense de Pessoas com Deficiência (Abadef), que defende melhorias na inclusão no Município.
Redes Sociais