IFSul sedia curso sobre cooperação internacional na fronteira
A formação, ministrada pela Assessoria Internacional do MEC, ocorreu nos dias 30, 31 e 1º
Os últimos três dias (30, 31 e 1º) no IFSul foram de trabalho e debate intensos relacionados à educação na fronteira, junto a instituições de ensino da região sul do Brasil. O curso, ministrado pela Assessoria Internacional (AI) do Ministério da Educação (MEC), teve como objetivo a interação e a troca de experiências entre as pessoas envolvidas com educação profissional na fronteira de toda a região, além da capacitação em assuntos importantes envolvendo gestão de assuntos relacionados a essa área.
O curso surgiu da necessidade de capacitação para cooperação internacional, constatada no Panorama de Educação na Fronteira – evento que ocorre desde 2014. Segundo Sandra Sérgio, uma das ministrantes da formação, o resultado foi positivo, tanto pela grande participação – aproximadamente 100 pessoas –, quanto pela formação de uma rede de integração de educação na fronteira. “Aqui em Pelotas, finalizamos essa fase com projetos muito consistentes, factíveis de serem executados por todas as instituições. Também saímos daqui com alguns contextos e conceitos sobre internacionalização, interculturalidade, currículo e espaço fronteiriço, que na parte da educação temos carência”, ressalta.
O evento contou com a participação da consultora da AI/MEC, Joana Amaral, que é mediadora e facilitadora de grupos, fazendo com que os integrantes se sentissem motivados a participar. No último dia, também esteve presente o reitor do IFSul, Marcelo Bender. Em sua fala, afirmou que o tema faz parte do cotidiano do instituto. “Como estamos presentes na fronteira, percebemos as necessidades e peculiaridades dessa região”, comenta o dirigente, comprometendo-se a intensificar a discussão da pauta da educação na fronteira junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do qual é presidente.
O curso
A formação já foi ofertada nos Arcos Norte, em Roraima, e Central, em Mato Grosso. O conteúdo e a metodologia foram formulados pela Assessoria, em parceria com profissionais reconhecidos da fronteira.
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