Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante, que tal colocar seu conhecimento a serviço do #bem? Vem ver como participar de projetos no seu câmpus! :D
Início do conteúdo da página
#ficadica

Estudante, que tal colocar seu conhecimento a serviço do #bem? Vem ver como participar de projetos no seu câmpus! :D

Relatório? Avaliação? Falta de tempo? Esquece! Vamos vencer todos os ~monstros~ que te afastam de projetos!

  • Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 10h50
  • Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2016, 13h08

Gostou de conhecer um pouco sobre a Carol? A nossa ex-aluna que hoje trabalha na Google e que foi assunto do #FicaDica? Se você, neste momento, está dizendo: ‘que matéria?’, nada de ficar em upside down vagando por aí: vem conferir a primeira parte do #FicaDica sobre Conhecimento na Prática. (Mesmo sem planejar, já demos a dica #número1 desta reportagem: conheça a Carol! E outras pessoas que fazem a diferença nesta imensa terra, claro! Tem bastante! :D)

Lembra que quando te apresentamos a Carol naquela matéria, prometemos te explicar direitinho sobre como se inspirar na trajetória dela no IFSul e participar de projetos LINDOS <3 no seu câmpus?

Então... queridos Einsteins e Curies do IFSul, chegou a hora de vocês colocarem todo esse potencial intelectual a serviço do futuro da ciência! 👀 Ok, talvez não precise tudo isso, mas se você é do time que vive fazendo gambiarra montando e desmontando os eletrodomésticos em casa para ver como funcionam ou já é conhecido no seu bairro por estar sempre pilhado a participar de atividades sociais e voluntárias, você PRECISA se engajar a projetos de ensino, pesquisa e extensão no seu câmpus! Sério, você vai descobrir rapidinho por que o IF é a segunda casa de tanta gente (e pode ser a sua também, é só chegar! 💜)

Além da sala de aula, existe um muuuuuundo de possibilidades para você descobrir aqui no IFSul. Sim, os ~ famosos ~ projetos de ensino, pesquisa e extensão são grandes oportunidades disponíveis para você se envolver com aquelas atividades que fazem o seu coraçãozinho bater mais forte! 😍 Para te ajudar a descobrir qual a tua praia, não prometemos te explicar a origem da fórmula de Bhaskara, mas vamos te falar direitinho como participar de iniciativas como essa no IFSul.

~> #FICADICA 2: EXPERIMENTE VÁRIAS POSSIBILIDADES

A primeira regra para participar de projetos legais no seu câmpus é não ter regra. Esqueça a ideia de que você já precisa saber o que te agrada antes de escolher alguma atividade extra-classe. A ideia é justamente o contrário: experimente várias possibilidades e vá descobrindo aos poucos aquelas que te fazem cair da cama mais cedo com AQUELE sorriso no rosto. \o/

E ó: não tem problema ter um caso de amor de amor pelo microscópio do laboratório e se derreter pela monitoria no curso de informática para crianças. Aqui vale tudo: participar de projetos em diferentes áreas só vai te tornar uma ~pessoinha~ ainda melhor! #omundoagradece <3

 ~> #FICADICA 3: GOSTOU DE ALGUMA AULA? PERGUNTE AOS SEUS PROFESSORES SE EXISTEM PROJETOS NESSA ÁREA!

Às vezes, não dá vontade de sair da aula de tão legal que o assunto está! A boa notícia é que, muitas vezes, o assunto não precisa parar por aí (tchã-nããã!). Sim, muitos projetos de ensino, pesquisa e extensão possuem vínculos com as disciplinas que você estuda no seu curso, então é possível, sim, encontrar alguma iniciativa dessas para, por exemplo, seguir pesquisando a vegetação nativa da sua região ou alguma ação para desenvolver a sua habilidade fotográfica naquele curso para idosos da sua cidade.

~> #FICADICA 4: REGISTRE O SEU PROJETO

O que anda se passando nesta tua cabecinha? Não deixe as boas ideias se perderem. Aproveita o teu tempo de IFSul e coloca elas em prática.

“Ah... mas não tem nada nem ninguém fazendo algo parecido.” Não tem problema! #bethefirst

Se você teve uma ideia genial e não tem a mínima noção de como desenvolver isso, vai lá conversar com aquele professor que se envolve em tudo. Pede ajuda!


O professor Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, do câmpus Venâncio Aires, tá aqui com a gente nesta matéria, e como ele é bem ligado à área de projetos, aceitou nos dar uma ajudinha com algumas questões. Para os alunos que têm algo em mente para fazer, veja a dica do Marcus:

“Eles devem identificar o professor mais próximo dos objetivos que querem na proposta de projeto e apresentar suas ideias a ele. Se o professor achar relevante, a proposta pode se transformar em um projeto”. Legal, né? :D

E sabe de uma notícia realmente muito, muito boa? Se o professor gostar mesmo da tua ideia e achar viável, o teu projeto poderá ser registrado imediatamente. Quem garante isso é o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Marcos Andre Betemps.

Olha o que o Betemps nos diz: “As três pró-reitorias - Ensino, Pesquisa e Extensão - têm um processo contínuo de registro de projetos. A qualquer momento o projeto pode ser registrado, sempre com orientação de algum servidor”, incentiva. Simples assim! Oba! 😃😃😃

Ok, não achou tão simples assim? Acalma o coração e segue com a gente!

~> #FICADICA 5: MAS SE PRECISAR DE RECURSOS...

Aí é o seguinte: se as tuas ideias dependem de recursos – também conhecidos como money, dinheiro, bufunfa (!!!) –, você precisa ficar muito atento aos editais.

Ah... tem dificuldades com isso? É, chegou a hora da galera fazer valer o tempo gasto na internet! Como ~serumaninho~ que vive imerso nas redes sociais, você precisa conhecer também os editais, que podem ser encontrados no site do IFSul. É por meio deles que são selecionados os bolsistas que farão parte dos projetos.

Existem caminhos legais (legais porque a lei determina, nesse sentido #RÁ) a serem percorridos, que você precisa levar em conta. Professor Marcus, por favor, ajuda a gente de novo! Explica para a galera o que fazer:

“O IFSul tem uma grande variedade de possibilidades de inserção dos estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Cada projeto pode receber até quatro estudantes, havendo a distribuição de bolsas de pesquisa para alguns desses estudantes. Também é possível procurar os professores com os quais possuem maior proximidade para informar do interesse em participar de projetos. Dessa forma, quando os editais forem lançados, os professores já terão estudantes interessados na participação. ”

Ou seja: gruda naquele professor que está sempre propondo ideias legais aí no seu câmpus. Ele vai te ajudar não só a entender um pouco mais sobre o assunto, como também já pode ser o contato que vai te avisar assim que a seleção for aberta. #FicaEsperto

 

ENFRENTANDO OS MONSTROS

Vamos fazer um check-list? Você tem uma ideia genial, um professor que certamente vai topar ser teu orientador, uma turma de colegas do tipo amigos de Will, disposta a assumir contigo qualquer desafio? Então, o que está fazendo aqui parado na frente deste texto? Pronto, tá liberado, não precisa ler o resto. Adeus, foi ótimo ter escrito para você, esperamos te encontrar na próxima Mostra de Ciências...

Ué... você continua aqui?

A gente suspeitava. Não está 100% seguro? Então, vamos continuar nossa conversa.  Fica aí.

Você tem medo do quê? Que monstro está te assombrando? Por falar nisso: [SPOILER ALERT] Pule o próximo parágrafo inteiro que está em negrito se você não assistiu a Stranger Things.

Se coisas amedrontadoras não atraíssem as pessoas, Stranger Things não teria feito o sucesso que fez. Isso só para falar do mais recente seriado que encantou milhões em todo o mundo. Aproveita isso e usa a favor da ciência! Aliás, tem bastante de ciência durante todos os capítulos dessa instigante série.

Se um projeto, na sua vida, neste momento, tem cara de monstro, daqueles que te botam para correr quilômetros, lembre-se: todo Demogorgon tem a Eleven que merece. Vamos lá? Bora derrotar esses seres do mal?

 

A BATALHA COMEÇOU!!!

Desculpas frequentes: monstrengos comuns

“AH... MAS... NÃO GOSTO DE PROJETOS, EU SOU DO IMPROVISO”

O quê? Não gosta de projetos? Gosta do improviso? Regras te assustam?

Então, tá! Responda: o que você pretende fazer no próximo fim de semana? Como você vai estudar para aquela prova super difícil? Como vai chegar para conversar com aquela pessoinha que faz teu coração bater mais forte?

Em tudo na vida, você tem que ter o mínimo de planejamento. Tudo! Por que seria diferente com algo tão sério como a tua genial ideia? Ela não merece o mínimo de esforço?

Vai ter que criar uma nova rotina? Mudar o horário? Acordar mais cedo ou dormir mais tarde? Ué? Você não tem horário para chegar à escola? Se vai ao cinema, a sessão não começa em horário marcado? Então? Monstro vencido apenas com um pouco de organização pessoal. Pronto! Prático assim!

 

“AH... MAS... É DIFÍCIL ESCREVER UM PROJETO”

Provavelmente, um dia você terá de aprender a escrever um bom projeto se quiser fazer uma pós, por exemplo. Mas, por ora, seu professor irá lhe dar a força que você precisa. Né, Marcus?

“A partir do momento em que se concebe a ideia do projeto, ele é escrito pelo professor coordenador, e não pelo aluno. O estudante pode contribuir com a concepção da ideia, mas a construção teórica deve ser feita pelo professor coordenador. Assim, deseja-se que o aluno tenha mais uma função de operação, de prática nas atividades que são o objetivo do projeto”.

Mais uma criatura das trevas nocauteada, e olha que você nem teve que fazer esforço algum. Palmas para o professor! 👏👏👏

 

AH... MAS... TEM O RELATÓRIO”

Ok, concordamos, talvez você se assuste um pouquinho... talvez bata um certo pânico (suspense! Trilha de terror, luzes começam a acender do nada)

“Um dos temores dos alunos é a apresentação de resultados para o projeto, na forma da escrita de relatórios. Há prazos estipulados pelo coordenador que devem ser cumpridos pelos estudantes, já que quase todos recebem bolsas de auxílio para as pesquisas. O cumprimento desse prazo é o maior temor dos estudantes, já que pode prejudicar o andamento do projeto”, alerta o professor Marcus, que tem nos acompanhado solicitamente até aqui.

"Como assim precisa fazer relatório? 😱 Calmaaaa! Não tem nada de impossível. Na verdade, é beeem tranquilo. Durante o período em que você estiver como bolsista ou voluntário, o que for estudado/analisado/desenvolvido é justamente o conteúdo do relatório, e o seu professor não vai te abandonar nessa tarefa não, ele vai te dar aquele help que faltava, até mesmo com o português, se precisar. ;)"

Como assim precisa fazer relatório? 😱 Calmaaaa! Não tem nada de impossível. Na verdade, é beeem tranquilo. Durante o período em que você estiver como bolsista ou voluntário, o que for estudado/analisado/desenvolvido é justamente o conteúdo do relatório, e o seu professor não vai te abandonar nessa tarefa não, ele vai te dar aquele help que faltava, até mesmo com o português, se precisar. ;)

 

“AH... MAS... VOU SER AVALIADO”

Avaliação? Lá vem nosso professor, agora para te tranquilizar!

“Os projetos de pesquisa e extensão possuem avaliação apenas interna, isso é, não interferem na nota do estudante nas disciplinas envolvidas. Cada projeto tem uma exigência de carga horária que o estudante, caso receba bolsa de pesquisa, deve cumprir no próprio campus, desenvolvendo o projeto e apresentando os relatórios de ação. Durante a realização do projeto, o professor coordenador auxilia os estudantes em toda a realização da pesquisa.”

Ok aqui também? Sem mais comentário, sigamos nossa batalha!

 

“AH... MAS... NÃO TENHO TEMPO”

Digamos que você tenha chegado até aqui vitorioso, vitoriosa e se depara com um  outro monstro, esse quase imbatível: a falta de tempo para se envolver em qualquer atividade. O que fazer? Bem, já que o envolvimento em algum projeto é algo realmente sério, vença esse obstáculo com maturidade e discernimento. Leiamos o conselho de nosso professor Marcus, que continua por aqui:

“A maior dificuldade dos alunos é a adequação do tempo de participação. A participação no projeto não pode criar dificuldades para os estudos regulares dos estudantes, em suas aulas, tampouco para o cumprimento dos estágios que os alunos do 4º ano devem fazer.”

Ou seja, seus estudos regulares não podem ser prejudicados e nem o projeto. Então, antes de assumir mais um compromisso, tenha discernimento se você terá realmente condições de levá-lo adiante, mesmo. Caso contrário, repense!

Mas, vamos repetir: só não se envolva se realmente não der. Porque se você tiver tempo, seria realmente uma perda de tempo não investir em algo que vai te trazer tanta coisa boa. Quer saber quais?

Sim??? Mas não agora, porque nós aqui da CCS gostamos de textão, sim, você já deve ter se dado conta, mas temos um pouco de noção, então...  o desfecho fica para o...

 

PRÓXIMO EPISÓDIO...

Aguarde o próximo e último episódio da nossa série #FicaDica Conhecimento na Prática. Na última parte, você vai ver todos os benefícios de participar de um projeto e vai receber dicas #dahora para escolher o seu time. Time, que time? Sim! Será que você se encaixa melhor no ensino, na pesquisa ou na extensão? Descubra! Em breve, aqui mesmo!

 

Por Greice Gomes, Lúcia Volcan Zolin e Priscila Vasconcellos

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página