Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Assessoria Internacional do MEC ministra curso no IFSul
internacional

Assessoria Internacional do MEC ministra curso no IFSul

O evento tem como objetivo debater assuntos educacionais da fronteira, com as instituições da região sul do Brasil

• Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 15h24
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 15h24

Com o objetivo de unir as instituições de ensinos da região sul e debater assuntos educacionais da fronteira, a Assessoria Internacional (AI) do Ministério da Educação (MEC) promove curso no IFSul, nesta terça, quarta e quinta-feira (30, 31 e 01). O evento “Formação em Cooperação Educacional na Fronteira” será ministrado por Sandra Sérgio e Joana Amaral e contará com a presença de 35 gestores.

O curso tem como propósito trazer a oportunidade para pessoas envolvidas com educação profissional na fronteira de toda a região sul, de interagirem e trocarem experiências, além de se capacitarem em assuntos importantes envolvendo gestão de assuntos relacionados a essa área. Além disso, a formação busca valorizar as ações que já estão em andamento nas fronteiras do Brasil com a América Latina, ratificar o interesse do governo em educação na fronteira, buscar soluções e traçar procedimentos para enfrentar os desafios do cotidiano nas divisas dos países.

Para a diretora de Assuntos Internacionais do IFSul, Lia Pachalski, este curso representa uma chancela do governo federal ao trabalho realizado na fronteira pelos Institutos Federais. Além disso, é um momento importante para o IFSul, pois neste ano se comemoram 10 anos de cooperação binacional com o Consejo de Educación Técnico Profesional da Universidad del Trabajo del Uruguay (CETP – UTU), no Uruguai. “Os cursos binacionais do IFSul oferecidos na fronteira são resultado de um trabalho de cooperação junto ao MEC e ao governo uruguaio, mostrando como é possível buscar a integração regional e o desenvolvimento através da educação”, salienta.

O curso já foi ofertado nos Arcos Norte e Central, em julho desse ano. O conteúdo e a metodologia da formação serão formulados pela AI/MEC em parceria com reconhecidos profissionais da Fronteira. O IFSul hospeda o curso do Arco Sul, que contempla os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.