Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Teatro? Dança? Música? Vem ver o que o IFSul pode te oferecer na área cultural!
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Teatro? Dança? Música? Vem ver o que o IFSul pode te oferecer na área cultural!

Esquece a vergonha, chama os amigos e participa de uma atividade artística no teu câmpus. A gente te conta por onde começar! <3

  • Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2016, 15h50
  • Última atualização em Sexta, 17 de Junho de 2016, 15h50

 

Oficina de teatro, grupo de dança, banda de música... Você sabia que pode participar desse tipo de atividade no instituto? E que tem outras atividades artísticas no IFSul? Não??? Então, cola aqui pra ver o que temos a te oferecer além da sala de aula! #vaitertextãosim

Prometemos te explicar direitinho como saber o que tem de atividades culturais no seu câmpus, como colocar em prática a sua ideia e como oficializar ela dentro da sua unidade. Ah, e não para por aí: tem exemplos de atividades LINDAS <3 que acontecem no IFSul, os benefícios de participar de projetos culturais e outras dicas quentes pra você sair da zona de conforto e dar espaço à sua expressão artística.

Você também vai descobrir que a motivação para participar de uma atividade cultural pode até começar por querer perder a vergonha de falar em público, aumentar o repertório intelectual e conhecer novos amigos, mas em pouco tempo você vai perceber que a cultura vai muuuuito além disso.

Curioso? Então, abram as cortinas, a apresentação vai começar! ;)

#FicaDica1: Procure os responsáveis pelas atividades culturais do seu câmpus

Quer fazer uma oficina de teatro, mas não sabe se existe no seu câmpus? Quer participar de um grupo de dança, mas não sabe quem procurar? Calma, a gente entende, essas devem ser as primeiras dúvidas que lhe vêm à mente. Acertamos? Então, presta atenção nos primeiros locais a que você pode se dirigir para se informar a respeito.

>>> DICA QUENTE: preparamos uma listinha no final da matéria com algumas atividades que existem nos câmpus. Dá um confere lá!

Você já deve ter ouvido falar de alguma atividade cultural no seu câmpus, mas o que talvez ainda não saiba é que grande parte dessas atividades pertence a projetos de extensão. Projeto de quê? Extensão? Espera aí, mas o que é um projeto de extensão? Ah, sim! Os projetos de extensão são aquelas iniciativas registradas no instituto que possuem algum vínculo com a comunidade: são aqueles projetos que têm como principal objetivo desenvolver alguma atividade junto ao público interno e externo do câmpus usando os conhecimentos produzidos na instituição. Legal, né? Ah, é importante lembrar também que as atividades de cultura podem estar ligadas aos departamentos de extensão, mas não necessariamente um projeto de cultura é de extensão, podendo estar vinculado à pesquisa ou ao ensino!

Agora que você já sabe o que é a extensão, chegou a hora de falarmos sobre o mais importante: quem procurar? Sabe o pessoal da recepção? Eles conhecem tudo no seu câmpus e vão saber te direcionar direitinho. Então, pergunta pra eles onde fica o setor responsável pela Extensão. Já no setor, você pode questionar quais projetos que estão acontecendo no câmpus que são relacionados à cultura. Daí, é só pedir mais informações sobre aquele(s) que seja(m) de seu interesse. Ó, e já pergunta tudinho: horários, professores responsáveis, local e como participar! \o/

~> Chefia de Gabinete

Ok, você conversou com alguns servidores, mas descobriu que ainda não existe um projeto do seu interesse. :( Não desiste, ainda é possível verificar junto à chefia de gabinete – aquele setor, ligado à diretoria-geral, responsável pelo gerenciamento das atividades de tooooodo o câmpus – se existe AQUELA atividade cultural dos seus sonhos (olhinhos brilhando mode ON! *-*). Sabe por que lá também pode ser o canal? Porque a chefia de gabinete geralmente está por dentro de tudo o que acontece no câmpus, então até aquela iniciativa nascida dentro de um curso pode ser de conhecimento deles. ;)

#FicaDica2: Converse com seus colegas e professores para iniciar uma atividade cultural

Tentou a extensão e a chefia de gabinete, mas não descobriu se existe aquela oficina de música que você queria fazer? Motivos para desanimar? Negativo! Agora é hora de colocar a mão da massa! Pode parecer óbvio, mas antes de existir uma atividade no câmpus é preciso que exista uma demanda, ou seja, gente que queira participar daquela atividade.

MOMENTO ~EXEMPLO BÁSICO~: sabia que a Galeria Experimental do câmpus Sapucaia do Sul, que hoje é um consolidado espaço de exposição de artes visuais na unidade, nasceu de uma necessidade percebida em sala de aula? (Hey, a gente fala um pouquinho mais sobre esse projeto no final da matéria. Dá uma olhada lá!) A professora Stefanie Merker, responsável pela Galeria, conta que a ideia do espaço nasceu no curso de gestão cultural, quando ela identificou a necessidade de fomentar a apreciação artística entre os estudantes. Desde então, a iniciativa que surgiu dentro do curso tomou forma e, hoje, é aberta aos estudantes e à comunidade.

Bom, tudo isso para dizer uma coisa bem simples: converse com seus colegas e professores sobre as atividades culturais que você gostaria de fazer. Você pode se surpreender com a quantidade de pessoas com o mesmo interesse que o seu! Ou seja, chama o pai, a mãe, os brothers, todo mundo! Essa é a hora de conversar com os professores, com os colegas, com os não colegas, com o pessoal do câmpus... De bônus, você ainda conhece uma galera e faz amizades. :3

Sabemos, você pode estar pensando que deve ser difícil iniciar uma atividade assim. Então, dá uma olhada nessas possibilidades:

Procure atividades fáceis de serem colocadas em prática

A maioria das atividades culturais costuma depender apenas dos seus participantes para sair do papel. Ou seja, requer apenas vontade de fazer! Aqui vão algumas dicas de atividades que podem ser iniciadas, sem muitos recursos, com a ajuda de um professor e um grupo de interessados:

~> Sarau literário: essa é para os amantes de literatura! Para organizar um sarau, você precisa apenas de um espaço para reunir os outros participantes. Ah, sim! O que é exatamente um sarau literário? De maneira bem resumida, é um encontro descontraído para o desenvolvimento de atividades voltadas à literatura. Pode ser recitação de poemas, leitura de contos, encenação de um texto, criação de poesias e muito mais. 📖

~> Grupo de teatro ou de dança: nessas duas áreas artísticas, o mais importante é a expressão corporal e vocal do participante. Isso quer dizer que para iniciar uma atividade dessas basta conseguir um espaço adequado para ensaios e um professor ligado a essas áreas para conduzir as experiências cênicas. Outra coisa você já deve ter em mente: no teatro e na dança, você não precisa se preocupar com o que a galera vai pensar (deixa a timidez em casa!), sem falar que o “uniforme” para as atividades pode ser simplesmente aquela roupa mais confortável que você tem (para os ensaios, é essencial usar roupas leves e, de preferência, de cores neutras). Também não rola ficar com vergonha de se expressar com espontaneidade! <o/

~> Banda de música: tá na hora de sair da garagem de casa, largar o karaokê e compartilhar seu talento musical com o grande público! Se você é do time dos instrumentistas ou tem AQUELA VOZ, saiba que o IFSul pode ser o seu palco. Sabe a sala que tem uma acústica legal? Imagine poder ensaiar lá! Parece bom, né? Então, por que não tentar conseguir esse espaço? Converse com o professor que é fã das bandas que você curte ou o professor que é fera na bateria: juntos vocês podem iniciar um projeto! Interesse em música não falta, basta procurar direitinho. :D 

~> Fotografia: comprou uma câmera super legal e não sai do modo automático? Pois é, se a fotografia é “brincar com a luz”, é importante entender sobre ISO, diafragma, foco, lei dos terços... ihhh, é bastante coisa! Mas a boa notícia é que essa forma de arte atrai muita gente e você pode encontrar alguém que entenda sobre o assunto no seu câmpus. Não tem uma câmera? Não é problema! Fotografia vai além da técnica, e um olhar sensível faz toda a diferença! 📷❤

Hey, não esqueça: essas são só algumas das possibilidades que você tem à disposição na área cultural. E como cultura é o lugar da criação, a sua imaginação é o limite na hora de pensar em ideias para colocar em prática!

#FicaDica3: A atividade tomou forma? Transforme em um projeto!

Conseguiu achar aquela galera que ama e topa se reunir para realizar as atividades? Ótimo! Se a iniciativa chegou nesse patamar, é um bom momento para registrar o projeto junto à extensão (lembra que a gente explicou lá no início o que era?), à pesquisa ou ao ensino. Qual o motivo de registrar? Primeiro, porque o projeto torna-se oficial dentro do instituto. Segundo, porque, com ele oficializado, fica fácil de reunir mais pessoas, conseguir espaços e ganhar visibilidade. E terceiro, porque você pode obter recursos financeiros para a compra de equipamentos, gastos com viagens, contratação de palestrantes, compra de figurinos e muito mais.

Tá interessado? Vem ver as primeiras coisas que você vai precisar para propor um projeto de extensão:

Encontre um servidor para ficar responsável pelo projeto

Chegou a hora de conseguir apoio dos servidores para abraçar a causa. Vale conversar com o técnico gente boa, com o professor organizado, com a pessoa que melhor se encaixa na proposta. É importante ter em mente que esta pessoa vai coordenar o projeto e ficará responsável por lutar pela ideia, então afinidade e engajamento são atribuições a serem observadas. ;)

Fique atento aos editais

Agora que você já encontrou um servidor para abraçar a ideia, vocês vão precisar encontrar um edital para inscrever o projeto. Ok, o que é um edital? Sabe aquelas publicações oficiais que têm todas as informações sobre uma seleção pública? Pois então, os editais para seleção de projetos também determinam todo o passo a passo do que você precisa fazer para concorrer.

Para acompanhar os editais da Extensão, confira as publicações neste link.

Saiba em que tipo de edital seu projeto poderá se enquadrar

Você já sabe onde encontrar os editais para inscrever seu projeto em uma seleção. Mas, antes de começar a planejar o que colocar no papel, já reflita sobre algo essencial: vocês precisarão de dinheiro para executar as ideias ou o projeto depende apenas da iniciativa dos participantes? Se a ideia depender apenas da organização de vocês, é bem mais simples registrar um projeto. Todo ano, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) lança um edital específico para a seleção de projetos que não gerem custos para a instituição – o chamado edital de fluxo contínuo –, que fica aberto o ano inteiro.

Agora, se vocês pretendem comprar equipamentos, planejar viagens do grupo, participar de festivais e outras coisas que necessitem de dinheiro, precisarão ficar ligados nos editais que preveem a liberação de recursos financeiros.

Dica quente: além do edital de fluxo contínuo (para os projetos que não precisam de dinheiro), está aberta, até o dia 24 de junho, a seleção de projetos para o edital 04/2016! Confere aqui o documento!

Hey, ainda não tá convencido a participar de uma atividade cultural? Então presta atenção em tudo o que a cultura pode te oferecer:

 

 

 

 

 

 

Participar de uma atividade cultural pode ajudar você a evoluir em vários aspectos, contribuindo com a sua formação ética e seu autoconhecimento. De acordo com a professora Thaís Neves, a cultura também permite ao estudante desenvolver a sua autonomia. “O aluno tem a oportunidade de vivenciar situações de desafios, de trabalho em equipe e de superação, além de estimular a integração, a solidariedade e a cooperação, valores que poderão ser transferidos para outras esferas da vida”, destaca a responsável pelo grupo de dança do câmpus Sapiranga.

 

Para o professor Giliard Barbosa, trabalhar com cultura significa “trabalhar com os alunos a faculdade de se refletir criticamente sobre o mundo”. Mas, na prática, o que significa ser crítico? Ainda de acordo o diretor do grupo IFgurantes, do câmpus Camaquã, a criticidade nos ajuda a ler mais que a palavra e que o puramente verbal, nos permitindo ler gestos, olhares e posturas. Ou seja, ficamos mais sensíveis para perceber as sutilezas e intenções daquilo que vemos e ouvimos.

 

Uma das principais coisas que a cultura desenvolve nas pessoas é a sensibilidade. “Aprendemos a ser mais simpáticos à causa do próximo e menos egoístas, porque a arte e a cultura nos possibilitam colocar-nos no lugar do outro”, defende o professor Giliard. Ele exemplifica que, no caso do teatro, é possível refletir sobre a condição do outro através da “expressão do corpo, da encarnação de personagens, da nossa ‘entrega ao sacrifício’ diante de um público curioso”. Ele também lembra que até mesmo os preconceitos, como os de gênero e sexualidade, acabam sendo quebrados.

 

Sabe aquela vergonha de apresentar trabalho na frente da turma toda? Pois é, participar de uma atividade cultural, principalmente em artes cênicas (dança, teatro e música, por exemplo), pode te ajudar bastante a superar esse problema. Isso porque essas atividades trabalham com a desinibição, fazendo com que você exponha melhor as suas ideias e sentimentos.

 

Além de evoluir como pessoa, você também desenvolve habilidades para se sair melhor nos estudos e na futura profissão. Como as atividades artísticas geralmente são realizadas em grupo, você adquire um senso de responsabilidade muito grande em relação aos colegas. O professor Giliard destaca ainda que a concentração e a memória também são turbinadas com essas atividades, já que são habilidades fundamentais para os estudos teóricos que essas práticas envolvem.

 

#FicaDica4: Algumas das oportunidades existentes nos câmpus

Promessa é dívida! Lembra quando falamos em te dar um help e já contar algumas atividades que existem nos câmpus? Está aqui! Mas lembre-se: a listinha é só um início. Tem muuuuuuito mais coisas acontecendo nas unidades, então bora conferir pessoalmente! Ah, e se você conhece outras atividades acontecendo no seu câmpus, não deixe de nos comunicar para acrescentarmos a essa lista (anota aí nosso e-mail: ccs@ifsul.edu.br)!

Atividades Tradicionalistas – Câmpus Bagé, Novo Hamburgo, Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça

Capoeira – Câmpus Venâncio Aires

Ciclo de Cinema – Câmpus Bagé, Camaquã e Pelotas

Dança – Câmpus Camaquã e Sapiranga

Espaço de Exposições – Câmpus Bagé e Sapucaia do Sul

Evento de cultura Geek – Câmpus Camaquã

Fotografia – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Literatura – Câmpus Bagé, Camaquã, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça e Venâncio Aires

Música – Câmpus Camaquã, Pelotas, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires

Teatro – Câmpus Bagé, Camaquã, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça e Sapucaia do Sul

 

Conheça algumas iniciativas na área cultural que movimentam os estudantes

(Hey, e só lembrando para você que já participa de alguma atividade cultural no seu câmpus: essas são só algumas iniciativas que acontecem no instituto, mas queremos contar mais histórias sobre o que tem de bom rolando por aqui. Manda e-mail para ccs@ifsul.edu.br e compartilha conosco a sua atividade! Em seguida, entraremos em contato para divulgarmos essa iniciativa)

 

Por Greice Gomes e Priscila Vasconcellos

registrado em:
Fim do conteúdo da página