Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul debate gênero e diversidade

IFSul debate gênero e diversidade

O 1º Encontro ocorre nos dias 7,8 e 9 de junho

• Publicado: Terça, 31 de Mai de 2016, 13h57
  • Última atualização em Terça, 31 de Mai de 2016, 14h33

Identidade de gênero na adolescência. Violência contra a mulher. Participação feminina na política. Para substituir violência e discriminação por informação e empoderamento, é preciso promover o debate sobre todas estas e as demais questões que envolvem gênero e diversidade. Com este intuito o IFSul promove na próxima semana, no câmpus Sapucaia do Sul, o primeiro Encontro Núcleos de Gênero e Diversidade (Nuged´s).

A programação do evento começa na noite de terça-feira (07), com palestra sobre identidade de gênero na adolescência e a discussão nos ambientes de ensino, com o presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB/RS, Leonardo Vaz, e com o assessor para políticas LGBT da Secretaria de Direitos Humanos de Sapucaia, Douglas Butzke. O encerramento será na manhã de quinta (09), com discussão sobre as mulheres na política e o empoderamento feminino, conduzida pelo deputado estadual e membro do HeforShe da ONU, Edegar Pretto, e pela vereadora em Porto Alegre Fernanda Melchionna, a mulher mais votada em 2012.

O encontro será enriquecido ainda pela participação de nomes como o da ex-secretária dos Direitos das Mulheres do governo Tarso, Ariane Leitão, que na manhã de quarta-feira debate o Manual para uso não sexista da linguagem com uma das organizadoras do Manual de Linguagem inclusiva e não-sexista do Governo do Estado, Marzie Damin. Na quarta-feira à tarde será realizada uma roda de conversa para troca de experiências entre os Nuged´s e, à noite, o tema da palestra será a violência contra a mulher, com a Organizadora da Marcha das Vadias de Porto Alegre, Maria Fernanda, com a militante da Marcha Mundial das Mulheres, Maria do Carmo Bittencourt, e com a ativista do Movimento Negro, Clarice Alves.

A responsável pelo Nuged do Câmpus Sapucaia, Gislaine Saueressig, explica que o encontro visa fortalecer o trabalho dos Núcleos de Gênero e Diversidade do Instituto por meio de sua integração, além de ampliar esta discussão para o maior número possível de pessoas. “É preciso envolver a comunidade para que tenhamos cada vez mais pessoas engajadas nesta luta pela igualdade de direitos e pelo fim do preconceito”, avalia.

O evento é promovido pelo Nuged do Câmpus Sapucaia e pelo Departamento de Ações Inclusivas do IFSul. As inscrições serão realizadas na hora, são gratuitas e abertas a todos que se interessam pelos temas. Os participantes com mais de 75% de frequência ganham certificado. Informações completas no site: http://ww2.sapucaia.ifsul.edu.br/encontronugeds/.

Os Núcleos de Gênero e Diversidade

Os Nuged's são os núcleos mais novos constituídos no instituto. Já há Nuged´s formados nos Câmpus Sapucaia, Bagé, Charqueadas, Pelotas e Jaguarão, e estão em implantação em Passo Fundo, Venâncio Aires e na Reitoria.

O Nuged do Câmpus Sapucaia foi fundado em maio do ano passado, e desde então vem promovendo diversas iniciativas que trazem à tona discussões de gênero e violência. Entre estas estão a palestra sobre violência contra a mulher proferida no Câmpus por representantes da Delegacia da Mulher de Canoas e os encontros do Solo Feminino – uma roda de conversa para debater de forma livre assuntos pertinentes ao universo feminino.

Integram o Nuged de Sapucaia do Sul os servidores Otávio Silveira, Frederico Kleinschimitt, Marlise Vitcel, Aline Severo, Aline Weigel, Gislaine Saueressig, Henrykheta Porto, Leonardo Koppe, Michel Recondo e Mônica Neves e os alunos Alessandra Peres, Carla Pacheco, Eduarda Ferreira, Giordana Longoni, Filipe Machado, Alexandra Peres, Eduarda Guterrez. O Núcleo conta ainda com dói representantes da comunidade externa: o assessor de assuntos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Sapucaia, Douglas Butzke, e o assistente técnico do Ministério Público Federal, Jackson Carvalho.