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Oportunidade

IFSul participa de programa nacional que busca equalizar o acesso de estudantes do fundamental de escolas públicas à Rede Federal

Partiu IF, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os Institutos Federais, foi lançado no dia 10 de março e tem início previsto para abril

  • Escrito por Luísa Brito (estagiária), sob supervisão de Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Publicado: Segunda, 17 de Março de 2025, 16h45
  • Última atualização em Segunda, 17 de Março de 2025, 16h46

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) integra o programa Partiu IF, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas, buscando ampliar seu acesso ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação. O início das aulas, com turmas em todas as unidades do IFSul, está previsto para abril.
Além da execução do programa na instituição, o IFSul é responsável pelo programa em toda a Região Sul do Brasil, que tem outros cinco institutos: o Instituto Federal do Paraná (IFPR), os institutos federais Catarinense (IFC) e de Santa Catarina (IFSC), e os institutos Farroupilha (IFFar) e do Rio Grande do Sul (IFRS). O programa conta com 4240 vagas para a região e os editais para inscrição dos alunos estarão disponíveis ainda no mês de março, segundo o pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento.
O programa visa promover a igualdade de oportunidades para estudantes de grupos prioritários, garantindo acesso e permanência no ensino técnico federal, além de melhorar a aprendizagem e garantir a permanência e êxito destes estudantes nos cursos escolhidos.

Como vai funcionar o programa
O curso terá uma carga horária de 320 horas, conforme as diretrizes do Ministério da Educação, com previsão de ocorrer de abril a novembro de 2025. A formação ofertada está dividida entre a Educação Básica (composta por três componentes curriculares, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza) e a Educação Suplementar (composta por atividades complementares como oficina de redação ou de resolução de problema, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial e monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, ou outras atividades pertinentes ao contexto específico).
O público-alvo do programa é composto exclusivamente por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental que atendem aos seguintes critérios: ter cursado integralmente a educação em escolas públicas; pertencer a famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo per capita; ser autodeclarado preto, pardo, indígena ou quilombola; ou possuir alguma deficiência.

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