Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeira turma do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFSul celebra conclusão do curso
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Primeira turma do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFSul celebra conclusão do curso

Grupo formado por mulheres, conclui curso de Auxiliar de Serviços Diversos no câmpus São Leopoldo 

  • Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2024, 09h06
  • Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2024, 11h17

A primeira turma do Programa Autonomia e Renda Petrobras ofertada no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - São Leopoldo recebeu o atestado de  aprovação no curso, do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Auxiliar de Serviços Diversos na noite de 17 de dezembro. Em dois meses, o grupo, composto exclusivamente por mulheres, teve aprendizados e formou uma rede de companheirismo que abriram novas perspectivas de trabalho e de vida.

As aulas começaram em 10 outubro, ocorrendo no antigo Centro de Eventos do município, doado pela prefeitura para sediar o Campus São Leopoldo e adaptado para receber a turma. Foram 174 horas, em um processo de ensino-aprendizagem que aliou teoria e prática.

O crescimento pessoal e profissional é relatado pelas alunas. São 19 concluintes. “Estou mais confiante no que eu já sabia e ganhei novos conhecimentos”, diz Rosicler de Quadros, de 50 anos. Apesar de ter trabalhado com limpeza anteriormente, ela conta que não conhecia parte das técnicas e dos procedimentos ensinados. “Todo dia eu tinha uma motivação para estar na aula, uma curiosidade sobre a próxima disciplina”, lembra.

Segurança do trabalho, regras de 5 S (metodologia de organização, limpeza e eficiência), cuidados e técnicas das atividades de limpeza, funcionamento e gestão de almoxarifados estão entre os conteúdos adquiridos. Muitas informações novas também para Fernanda Bandeira, de 37 anos, mesmo ela já tendo trabalhado na indústria. Fernanda elogia os professores, que “tiveram muita paciência, explicando para a turma quantas vezes fosse necessário”.

As alunas se atualizaram ainda sobre habilidades comportamentais, aprenderam a fazer o currículo, obtiveram reforço em português e matemática, receberam acompanhamento psicopedagógico. Além disso, utilizaram os computadores do IFSul para elaborar atividades, o que foi marcante para Juraci Silveira, de 57 anos. “Fiquei mais atualizada. Eu nunca tinha chegado perto do computador e consegui fazer o trabalho”, comemora. 

 

Esforço para mudar de vida

Os desafios para conseguir participar das aulas, realizadas à noite e aos sábados, são lembrados pelas estudantes. Andressa Domingues Pereira, de 35 anos, tem quatro filhos, sendo a caçula, Milena, com dois meses. A pequena acompanhou a mãe no curso desde os primeiros dias de vida. Há três anos fora do mercado de trabalho, Andressa agora pretende atuar na área. Enquanto aguarda a oportunidade, já aplica em casa os conhecimentos. “Usei os 5S no quarto das crianças. Gosto de almoxarifado e de organização, aprendi bastante e quero muito trabalhar”, aponta.  

Junto com a vontade de se preparar para novas oportunidades, a rede de apoio formada entre elas foi uma motivação para seguirem até o final. Rosicler resume: “Cada uma tem uma história diferente, mas todas são muito esforçadas, guerreiras, que querem uma mudança. Nosso grupo vai ficar para a vida.”

 

Último encontro

O último encontro da turma contou com atividades especiais. Ocorreu uma palestra sobre primeiros socorros com representantes do Corpo de Bombeiros do município. Houve também momentos para celebrar o encerramento do curso, com a entrega do atestado de  aprovação no curso, falas de gestores do programa e uma confraternização. 

O momento foi considerado histórico pelo coordenador do Autonomia e Renda no IFSul, Endrigo Pereira Lima, já que o curso é também o primeiro a ser inteiramente realizado no Campus São Leopoldo, o qual está em implantação. “Pelo pioneirismo, essa jornada foi atribulada, mas é muito gratificante. Um outro mundo se abre para vocês”, disse para as estudantes.

 

Autonomia e Renda teve primeiro ciclo de atividades 

Lançado em junho de 2024, o Autonomia e Renda Petrobras promove, atualmente, cursos gratuitos em sete estados brasileiros. As primeiras turmas estão em finalização na segunda quinzena deste mês de dezembro. O Programa é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI. 

Seu principal objetivo é qualificar moradores das áreas de abrangência das operações da Petrobras para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho. Para isso, oferece cursos com bolsas-auxílio mensais durante o período de aulas, as quais contribuem para a permanência dos estudantes. Fazem parte do público prioritário pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente as pertencentes a grupos minorizados (como pretos, pardos, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros). 

A coordenadora-geral do Autonomia e Renda pela FAIFSul, Isabel Gravato, esteve presente no encerramento do curso do IFSul e comentou a importância da união de esforços entre os parceiros do programa. Frisou ainda a dedicação de todos os profissionais que atuam para o Autonomia e Renda se tornar realidade. “É um programa que traz para o centro o conhecimento e a possibilidade de os estudantes não só mudarem as suas vidas, mas também contribuírem com o seu entorno”, diz, complementando: “Estamos entregando profissionais e pessoas diferentes daquelas que nos procuraram”.

A coordenadora de articulação do programa, Cátia Viana, também participou da última aula no IFSul-São Leopoldo. Na avaliação de Cátia, “esse primeiro semestre foi de experiências e aprendizados. Os desafios foram maiores para as equipes e para os estudantes, que deram um voto de confiança no programa, o qual agora começa a ser conhecido e reconhecido. A partir dessa bagagem inicial e das avaliações do primeiro ciclo, os processos estão sendo aprimorados”, complementa.

 

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

Na totalidade do Programa, são oferecidos 34 cursos diferentes de qualificação profissional em nível técnico e profissionalizante em 44 municípios. A parceria com os 33 IFs e diretórios regionais do Senai e do Sesi recebeu o investimento total de R$ 350 milhões.

Saiba mais e acompanhe as oportunidades em www.autonomiaerenda.com.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página