Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul e UTU lançam proposta binacional de curso técnico subsequente em Controle Ambiental
Início do conteúdo da página
internacionalização

IFSul e UTU lançam proposta binacional de curso técnico subsequente em Controle Ambiental

Autoridades das duas instituições assinaram a oficialização do acordo que vai permitir a formação de estudantes brasileiros e uruguaios da região de Santa Vitória do Palmar, Chuí (Bra) e Chuy (Uru)

  • Escrito por Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 13h44
  • Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 22h15

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Universidad del Trabajo de Uruguay (UTU) lançaram, na última segunda-feira, a proposta binacional de curso técnico em Controle Ambiental, na forma subsequente, para estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio. A oficialização do acordo ocorreu no Instituto de Alta Especialización, em Chuy, no Uruguai. Cada instituição selecionará, anualmente, 20 estudantes para o curso, que será ofertado na modalidade à distância.

Autoridades do IFSul e da UTU estiveram presentes na solenidade, que contou com a apresentação do curso, coordenado pela professora do campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG), Luciana Roso, e pelo engenheiro químico da UTU, Rodrigo Iglesias. Além das disciplinas técnicas, o programa prevê aulas de espanhol e português, trabalhados conjuntamente. Diferentemente de outros cursos binacionais dessas instituições, em que o curso é ofertado por uma delas a alunos dos dois países, na nova iniciativa o curso será coordenado e ministrado em conjunto por docentes das duas instituições. 

Durante a cerimônia de lançamento do curso, a vice-reitora do IFSul, Veridiana Bosembecker, fez um resgate histórico da cooperação entre o instituto e a UTU, que foi formalizada em 2010, com o acordo binacional. Os primeiros cursos binacionais foram iniciados em 2011, em Santana do Livramento e, em 2014, em Jaguarão. Agora, o desafio é um curso binacional coordenado por um câmpus que não está localizado na fronteira, já que a proposta é coordenada pelo câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

A cooperação entre as duas instituições foi exaltada também pela diretora técnica de Gestão Acadêmica da UTU, Laura Bianchi, que também se disse entusiasmada com as possibilidades de formação de qualidade para os estudantes. Já o secretário docente da UTU, Oswaldo Rodriguez, ressaltou a importância de uma formação na área ambiental para as próximas gerações.

O pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, aproveitou sua fala para agradecer à equipe que está trabalhando na proposta de curso, especialmente à professora Luciana (IFSul) e Rodrigo Iglesias (UTU). O gestor lembrou ainda a importância de um curso com tanta qualidade para a região, ainda carente de oportunidades, o que foi reforçado pela representante do Ministério de Ambiente do Uruguai, Gissel Durán. Dirigindo-se aos estudantes presentes, ela pediu que eles não desperdicem a chance de fazer o curso, dada a qualidade das duas instituições envolvidas.

Após a apresentação do projeto pedagógico do curso pelos coordenadores, os presentes fizeram uma visita às dependências do IAE, que receberá algumas atividades presenciais do curso. 

 




registrado em:
Fim do conteúdo da página