Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inovação em movimento: projeto de eficiência energética do câmpus Charqueadas se destaca nacional e internacionalmente
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

Conheça a trajetória da equipe Eifchar, do câmpus Charqueadas, que tem desenvolvido protótipos de veículos elétricos, promovendo educação prática, impactando a comunidade e preparando estudantes para o futuro

• Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 10h47
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 10h47

Soluções sustentáveis e inovação tecnológica podem conviver em total harmonia.  É isso que a Equipe de Eficiência Energética (Eifchar) do câmpus Charqueadas do IFSul está comprovando ao projetar protótipos de carros elétricos com mais eficiência energética. O grupo nasceu em 2018 com o objetivo de projetar um protótipo de carro elétrico para participar de uma competição internacional e, de lá para cá, vem avançado motivado e cheio de planos. A equipe é coordenada pelo professor Rafael Marquetto Vargas e formada por estudantes dos cursos técnicos em Mecatrônica e Informática e, também, do curso superior de Engenharia de Controle e Automação.

Trajetória e premiações

Primeiro protótipo: A Eifchar nasceu com o objetivo de projetar um protótipo de carro elétrico para participar de uma competição de eficiência energética chamada Shell Eco-Marathon, em 2018. Essa competição ocorre anualmente em vários lugares do mundo e propõe aos participantes a construção de protótipos de veículos de alta eficiência energética e com diferentes tipos de propulsão, entre eles, a propulsão elétrica. As equipes são desafiadas a construir protótipos de veículos elétricos que devem ser capazes de transportar um passageiro percorrendo a distância de 8,53 km em até 25 minutos.  O veículo que executar a tarefa, consumindo o mínimo de energia possível, ganha.

A equipe evoluiu rapidamente. O segundo protótipo, construído entre 2019 e 2022, trouxe uma significativa redução de peso e competiu na Shell Eco-marathon Brasil 2022, alcançando a marca de 122 km/kWh e garantindo o quinto lugar do grupo. Este modelo utilizou um motor “brushless”, similar aos usados em eletrodomésticos da nova geração, que é mais eficiente, embora com um acionamento mais complexo. O chassi foi reprojetado e cortado pela equipe, com soldagem feita por uma empresa parceira da região.

O terceiro protótipo foi construído entre 2022 e 2023, apresentando sistemas mecânicos aprimorados. Este projeto possibilitou a redução do peso total e estabeleceu a melhor marca da equipe até hoje, com 364,19 km/kWh, garantindo o segundo lugar na competição, ficando a menos de 1% da equipe campeã da UFMG, que estabeleceu o recorde latino-americano. Esse modelo também possibilitou a consolidação de uma nova eletrônica mais eficiente e um sistema de telemetria para aquisição de dados de consumo e outras variáveis durante os testes.

Impacto comunitário através do projeto de extensão

Além das competições, a Eifchar também se destaca por seu projeto de extensão "Grande Prêmio IFSUL de Rolimã", realizado anualmente em Charqueadas e Arroio dos Ratos. Este projeto envolve alunos da equipe na capacitação de crianças da comunidade local na construção de carrinhos de rolimã, promovendo uma experiência educativa que ensina conceitos de física e habilidades práticas, culminando em uma competição onde os carrinhos são testados.

“Esta ação propõe o fornecimento de materiais e a execução de oficinas sobre construção de carrinhos de rolimã, além de promover a interação com os jovens da região. O objetivo é fortalecer o ensino básico e despertar o interesse dos jovens em se tornarem futuros alunos do IFSul”, explica o coordenador da equipe, o professor Rafael Marquetto Vargas.

Novos desafios e conquistas

Em 2024, a equipe construiu seu quarto protótipo, focando na correção de erros de rigidez e na melhoria da aerodinâmica em relação aos modelos anteriores. A equipe acredita que a construção de um novo carro a cada ano é fundamental para o aprendizado contínuo e para a renovação das lideranças. O quarto protótipo obteve a marca de 341 km/kWh na Shell Eco-marathon Brasil 2024, conquistando o segundo lugar em eficiência energética entre 26 equipes na mesma categoria, atrás apenas da equipe da UFSC.

Um olhar para o futuro

A equipe, composta por alunos dos cursos técnicos integrados em Mecatrônica e Informática, além de estudantes da Engenharia de Controle e Automação, está determinada a continuar seu caminho de inovação. Para 2025, planejam a construção do quinto protótipo, com o objetivo de competir pelo primeiro lugar e estabelecer um novo recorde latino-americano, ao lado das melhores universidades do Brasil e América Latina.

Impacto na vida dos participantes

Os relatos dos alunos revelam o impacto positivo da Eifchar em suas vidas. “Não é só um projeto, é praticamente meu núcleo de amigos e pessoas próximas. Pensar em sair do IF é praticamente não poder participar da equipe. Algo inimaginável”, destaca Rafael Teixeira de Abreu, egresso do curso técnico integrado em mecatrônica e estudante da Engenharia de Controle e Automação no câmpus Charqueadas.

Gabriel Kazanowski Netto, egresso do curso técnico integrado em mecatrônica e estudante do curso de Estatística na UFRGS, acrescenta: “O ambiente do projeto, ao dar autonomia para o aluno e colocá-lo frente a problemas reais, permite uma construção de conhecimentos muito além do que somente o ensino do curso oferece”.