Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CTG Carreteiros do Sul, do câmpus Pelotas, comemora 50 anos

CTG Carreteiros do Sul, do câmpus Pelotas, comemora 50 anos

A data será celebrada com jantar e apresentações

• Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 09h54
  • Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2016, 10h34

O mês de abril marca o cinquentenário do CTG Carreteiros do Sul, do câmpus Pelotas. Para celebrar a data, será realizado um jantar no próximo sábado (16), na sede da União Gaúcha, com apresentação de invernadas artísticas e homenagens a nomes importantes da história da entidade.

Fundado em 2 de abril de 1966, por alunos da então Escola Técnica de Pelotas (ETP), o CTG Carreteiros do Sul integra o rol de projetos e atividades extraclasse do hoje câmpus Pelotas, e está diretamente ligado à Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex) da instituição. A atual sede começou a ser erguida em 1986 (foto), em área localizada no estacionamento da própria escola. O galpão é ponto de encontro de gerações e uma espécie de solo sagrado para a exaltação do tradicionalismo gaúcho.

A partir deste mês, o CTG Carreteiros do Sul terá novidades. De acordo com o coordenador de atividades culturais da Dirpex, professor Rony Centeno Soares Junior, o departamento de esportes será retomado, com a implementação de jogos campeiros, como tava (Jogo do Osso), tejo, aro e ferradura; além do truco e da bocha campeira, que se somarão às invernadas artísticas já trabalhadas pela entidade tradicionalista.

“Com isso, pretendemos levar um maior número de alunos para o nosso CTG”, comenta Rony, que por duas vezes foi patrão do Carreteiros do Sul, posto hoje ocupado por Alex Sandro Moraes Moreira.

Nesses 50 anos, o CTG Carreteiros do Sul tem bons motivos para comemorar. Juntamente com o importante papel social que exerce, aproximando famílias inteiras de servidores e também integrantes da comunidade em torno de um objetivo comum, as conquistas em grandes competições tradicionalistas ocupam posição de destaque em sua história.

Em 1986, por exemplo, o Carreteiros do Sul foi o primeiro CTG representando Pelotas a ser premiado no Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart), em Farroupilha (RS), com o primeiro lugar para Waldemar Camargo, na declamação.

“Parabéns ao CTG Carreteiros do Sul pelos seus 50 anos e por tudo aquilo que representa para a comunidade e para o tradicionalismo”, destaca o diretor-geral do câmpus Pelotas, professor Rafael Blank Leitzke.