Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Novo Hamburgo do IFSul está entre as melhores escolas públicas do Brasil e é a segunda do RS
Início do conteúdo da página
IDEB

Câmpus Novo Hamburgo do IFSul está entre as melhores escolas públicas do Brasil e é a segunda do RS

O câmpus está entre as 39 melhores escolas de ensino médio do País. No ranking estadual, Novo Hamburgo ocupa o segundo lugar, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023

  • Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2024, 16h47
  • Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 17h15

Referência nacional e estadual em ensino médio público! O câmpus Novo Hamburgo do IFSul alcançou a segunda posição no ranking das melhores escolas públicas do Rio Grande do Sul e está entre as 39 melhores instituições de ensino médio do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, publicado nessa quarta-feira (14). 

Com uma nota geral de 6,5, resultado das pontuações de 349,03 em matemática e 327,23 em língua portuguesa, o câmpus se destaca como uma referência em educação pública de qualidade. Esse resultado é fruto de um programa abrangente de apoio acadêmico para estudantes do câmpus, de acordo com o diretor-geral Marcus Ribeiro. 

Ribeiro relata que a escola oferece um curso de matemática que inclui várias iniciativas para apoiar os estudantes desde o momento em que entram até o final de sua jornada acadêmica. Para se ter uma ideia, antes do início das aulas regulares, os ingressantes passam por um processo de nivelamento, que ajuda a garantir que todos tenham a base necessária para acompanhar o curso. 

Outra ação importante: além das aulas regulares, os professores oferecem atendimento extra em contraturno, abrangendo disciplinas como matemática, física e português. Esse suporte adicional visa a reforçar o aprendizado e esclarecer dúvidas. Além disso, estudantes mais experientes, que recebem uma bolsa como monitores, também participam do programa de reforço. Eles auxiliam seus colegas em áreas como matemática, ajudando-os a se prepararem melhor para exames. Ribeiro ainda destaca que o câmpus oferece uma carga horária significativa tanto em matemática quanto em português, assegurando uma formação sólida nessas disciplinas. 

“Essas iniciativas são parte do nosso compromisso com o sucesso acadêmico dos estudantes, proporcionando suporte contínuo ao longo do curso e contribuindo para resultados positivos”, avalia. 

Os números do Ideb, segundo o diretor, revelam que cada vez mais o “IFSul se destaca em qualidade na educação pública em Novo Hamburgo e Vale dos Sinos". 

O reitor Flávio Nunes destaca que o IFSul, como um todo, está muito contente com o extraordinário resultado alcançado pelo câmpus Novo Hamburgo no Ideb. "Esse resultado reflete a qualificação de excelência dos servidores do câmpus e a dedicação dos estudantes em seus estudos. Registramos nossos parabéns a toda a comunidade acadêmica do câmpus Novo Hamburgo pela grande conquista alcançada", elogia.

Para o pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, esse reconhecimento é significativo para o IFSul, pois reforça a importância da educação pública e gratuita. “Essa classificação destaca o compromisso do instituto com a formação integral dos alunos, proporcionando uma educação que promove a igualdade de oportunidades”, pontua o gestor.

 

Sobre a avaliação

O Ideb avalia somente escolas públicas federais, estaduais e municipais, enquanto as escolas particulares são incluídas por amostra. A classificação é baseada no desempenho dos alunos em português e matemática, medido pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas ocorrem a cada dois anos. Além disso, são consideradas as taxas de aprovação. Com esses dados, é gerado um índice que varia de 0 a 10.

A divulgação dos resultados foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página