Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul lança edital para a seleção de Agente Territoriais de Cultura na Região Sul
COMITÊS DE CULTURA

Parceria entre MinC e Institutos Federais de cada região irá selecionar pessoas para a criação de atividades de promoção do acesso à cultura em suas comunidades

• Escrito por Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2024, 17h20
  • Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2024, 17h21

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) lançou um edital para a seleção de 103 Agentes Territoriais de Cultura na Região Sul do Brasil. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e institutos federais de cada uma das regiões do país. Além do IFSul, os Institutos Federais do Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Goiás lançaram editais semelhantes, como parte da estratégia de implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). As inscrições do Sul estão abertas até o dia 10 de junho.

>> Confira o edital completo aqui

Ao todo, são disponibilizadas 601 vagas para pessoas físicas com conhecimento sobre as dinâmicas culturais e locais de suas comunidades, que irão desenvolver atividades de promoção do acesso à cultura nestas localidades. A seleção contemplará todas as regiões do país e respeitará a seguinte divisão: a região Norte terá 64 vagas; Centro-Oeste, 56; Nordeste, 175; Sudeste, 203; e Sul, 103. A distribuição atenderá 510 Regiões Imediatas que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são agrupamentos de municípios que têm como principal referência a rede urbana e possuem um centro urbano local como base. Em função dessas características, essas áreas compartilham identidades culturais, econômicas, possibilidades de deslocamentos em transportes coletivos, rede de educação e serviços de saúde.

Cada selecionado receberá os seguintes valores:

Bolsa (mensal) - de R$ 1.200,00 durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período.

Auxílio inclusão digital - de R$ 1.000,00, depositado em parcela única;

Auxílio inclusão digital (mensal) - de R$ 25,00, durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período.

Para a região Sul serão:

- Paraná: 34 vagas