Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul apresentam trabalhos na maior feira de ciências e engenharia do Brasil
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do IFSul apresentam trabalhos na maior feira de ciências e engenharia do Brasil

Os projetos dos alunos do instituto foram selecionados entre dois mil trabalhos inscritos

  • Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 16h08
  • Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2016, 13h24

 

Estudantes dos câmpus Charqueadas e Venâncio Aires do IFSul estão vivendo, nesta semana, uma experiência que certamente marcará suas vidas. Eles estão em São Paulo, expondo, como finalistas, seus projetos na maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia do País, a Febrace. Os projetos foram selecionados entre um grupo de mais de dois mil trabalhos inscritos.

Câmpus Charqueadas

De Charqueadas, dois projetos foram selecionados, ambos cadastrados pela IX Mocitec: 

As alunas Julia Rosa Silveira e Eduarda Nascimento de Freitas, sob coordenação dos professores Ulisses Brisolara Corrêa e Iara Cecilia da Rosa Ribeiro (coorientadora), levaram para a feira o “Anlibras 2.0 - Aplicativo Tradutor de Libras e Ferramenta Pedagógica Sociocultural Inclusiva”.  O Anlibras, na Febrace de 2014, recebeu o prêmio de excelência em iniciação científica concedido pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric).

Enquanto as estudantes Gabriele da Silva Moraes e Amanda Costa dos Santos, orientadas pelo professor Samir Dessbesel Ferreira, estão apresentando o projeto “O que é Ser Mulher: Simone de Beauvoir e o Existencialismo”.

Para a diretora-geral do câmpus Charqueadas, Luciana Neves Loponte, a participação das alunas na Febrace é uma experiência ímpar, de extrema relevância.

 “Para além das atividades regulares no IFSul, nossos alunos têm a oportunidade de participar de eventos dessa natureza, que são resultado da apresentação de projetos na Mocitec, em Charqueadas, e, posteriormente, na Mostratec, em Novo Hamburgo, e que culminaram na Febrace”, observa.

“Nessas feiras e mostras, eles têm a oportunidade de conhecer outras pessoas, com outras culturas, outros projetos de pesquisa e socializar os conhecimentos adquiridos, para além da viagem em si e, também, da oportunidade de conhecer outra cidade”, avalia.

 

Câmpus Venâncio Aires

Os estudantes Vicente Heinem, Ricardo Garim e Felipe Hass, de Venâncio Aires, estão na Febrace com o projeto “Mandatário, Construindo Cidadania através da Informação”, coordenado pelo professor Itamar Hammes.

Sobre o trabalho dos alunos, o diretor-geral do câmpus, Cristian Oliveira da Conceição, reflete:

“Aqui no câmpus Venâncio Aires, optamos, na implantação, por adotar o menor número de regras possíveis para os estudantes e criamos os princípios de convivência, ou seja, quem constrói e se constrói, nesta escola, deve aprender a viver sem cartazes, como, por exemplo: ‘Não faça! Não quebre! Não suje! Autonomia, responsabilidade, comprometimento, respeito e solidariedade são o cerne do câmpus. O projeto Mandatário é exatamente isso! Trabalhar com a comunidade e deixar claro que o poder e a condução de nossas vidas em sociedade vêm de cada pessoa e não acaba no dia da eleição. É na participação, na discussão, no debate que alicerçamos nossos sonhos. O fato de esse projeto estar na maior feira científica nacional tem sua relevância acentuada neste atual cenário do país.  Certamente iniciativas como essas podem fazer a diferença”.

 

Neste ano, estão sendo apresentados 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, orientados por 476 professores. A 14ª Edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) começou no 15 de março e vai até o dia 17, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo.

Sobre a avalição e premiação

Na mostra, os trabalhos são avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. O público visitante também poderá eleger o projeto mais popular, postando seu voto no site da Febrace (www.febrace.org.br). Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 200 prêmios. Também concorrerão a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, na cidade de Phoenix, Arizona, EUA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página