Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul se une a Projeto FINEP para desenvolvimento de drone híbrido ar-água
TECNOLOGIA

IFSul se une a Projeto FINEP para desenvolvimento de drone híbrido ar-água

Projeto SubHydrone reúne esforços de outras três instituições com a finalidade de desenvolver, ao longo de quatro anos, um protótipo do equipamento

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 18h32
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 18h33

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) inicia sua participação no projeto SubHydrone, uma iniciativa financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) que visa criar um protótipo de drone híbrido ar-água. Com a coordenação geral a cargo da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o projeto contará também com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

De acordo com o pesquisador do IFSul, Mauro Cunha, o SubHydrone tem como objetivo principal desenvolver um protótipo híbrido de tipo aéreo subaquático, com uma durabilidade estendida. O foco está nos desafios de projeto, prototipagem, autonomia e aplicação em atividades offshore, especialmente voltadas para inspeção submersa e monitoramento.

O projeto está programado para se estender ao longo de quatro anos, durante os quais os pesquisadores envolvidos concentrarão seus esforços na superação de desafios tecnológicos e na criação de soluções inovadoras para a utilização do drone híbrido em ambientes subaquáticos. A previsão é de que a FINEP, financiadora do projeto, destine R$ 3,7 milhões no período para garantir o sucesso e a concretização das metas propostas pelo SubHydrone.

O Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, Vinícius Martins, juntamente com pesquisadores e gestores do câmpus Pelotas, estiveram recentemente visitando os laboratórios da instituição coordenadora do projeto. Durante a visita, a equipe do IFSul realizou reuniões com os pesquisadores locais, que já estão imersos em estudos avançados relacionados ao Hydrone, o drone híbrido em questão. Diversas possibilidades de outras colaborações entre as instituições foram vislumbradas pelos gestores.

Segundo o professor da FURG e coordenador geral do projeto, Paulo Drews, a universidade é pioneira no desenvolvimento de veículos híbridos, aéreo e subaquático, desenvolvendo tecnologia desde 2009, com vários parceiros”.  O IFSul é um desses parceiros, já que o professor Mauro Cunha tem publicado artigos e orientado alunos em conjunto com a instituição riograndina, parceria que  deve ser ampliada com a entrada de financiamento do FINEP.

O reitor Flávio Nunes destaca a importância de o IFSul estar participando do SubHydrone. “Para além de contribuirmos com o desenvolvimento de uma nova tecnologia, mostra mais uma vez, a qualidade de conhecimento de nossos docentes”, defende. A equipe de pesquisadores do IFSul é formada pelos professores Mauro Cunha (coordenador), Vinicius Martins, Claudio Machado, Julio Ruzick e Gabriel Luche.

* Com informações da equipe de pesquisadores do IFSul vinculada ao projeto.

Assunto(s): projeto , fomento , Finep , ifsul , furg , ufpel , ufmg , drone , protótipo