IFSul inaugura a exposição A Revolta da Chibata nesta segunda-feira (11)
Mostra marca o encerramento das atividades alusivas ao mês da consciência negra e pode ser visitada até o dia 18 de dezembro
A Exposição "A Revolta da Chibata", promovida pelo IFSul através do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, é uma iniciativa para destacar a importância da Consciência Negra. O evento está agendado para esta segunda-feira, dia 11 de dezembro, às 17h, no hall da Reitoria do IFSul, rua Gonçalves Chaves, 3218.
A exposição, organizada pelo professor Vinícius Oliveira e que se estende até o dia 18 de dezembro, apresenta 16 banners que refletem sobre a Revolta da Chibata, um marcante movimento ocorrido em novembro de 1910. Esse evento histórico foi liderado pelo gaúcho João Cândido Felisberto e envolveu cerca de dois mil marinheiros que protestaram contra as desigualdades e injustiças na Marinha de Guerra da recém-formada República brasileira. A revolta não apenas contestou o castigo físico da chibata, mas também reivindicou direitos educacionais e melhorias nas condições de vida dos marinheiros.
Rosane Bom, chefe do Depei, destaca a importância da luta antirracista ao longo do ano letivo, enfatizando a necessidade de vigilância contra qualquer forma de discriminação.
Redes Sociais