Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Hey, estudante! Precisa de alguma ajuda?
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Hey, estudante! Precisa de alguma ajuda?

Tá com dificuldades para estudar por algum problema? Nossa série de reportagens #FicaDica está começando hoje,  falando sobre um assunto bastante interessante: como funciona a Assistência Estudantil no IFSul. Quer saber? Então, nós temos algumas dicas muito importantes para você.

  • Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 13h42
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2016, 13h42

Ana Laura tem 14 anos e há pouco tempo passou no vestibular do IFSul. Um sonho realizado! Porém, a euforia inicial logo passou a dividir espaço com uma inquietação: a falta de dinheiro. É que o pai de Ana perdeu o emprego recentemente e  sua mãe é diarista, não tem renda fixa. Ana tem mais dois irmãos menores.

Claro, a estudante sabe que o IFSul é uma instituição pública, portanto gratuita, mas também sabe que precisa se alimentar, usar transporte, comprar materiais... como vai conseguir dar conta dessas despesas? A família não tem condições financeiras. Terá ela que desistir do curso por falta de dinheiro? Algo que a menina não quer nem pensar em fazer!

Por isso, mesmo preocupada, Ana foi bem animada ao seu primeiro dia de aula. Não iria desistir assim! E, felizmente, logo que chegou à escola, Ana ouviu falar sobre a existência de um programa que auxilia estudantes na mesma situação que ela. Foi quando a menina descobriu que teria chances de resolver seu problema. Claro, precisaria seguir alguns passos, comprovar suas necessidades. Soube que, primeiro, teria que ficar atenta a um edital, preencher um questionário (essencial). Enfim, tinha que fazer sua parte.

Determinada como é, a adolescente não teria problemas com isso. Não perderia nenhuma oportunidade!

Bem, Ana é uma personagem fictícia que criamos para ilustrar esse começo de matéria, mas a situação que descrevemos é bem real. Muitos (mas muitos, mesmo!) alunos enfrentam dificuldades econômicas. Sem auxílio, seus estudos estão ameaçados.

E é por isso que existe o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que tem o objetivo de contribuir com o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade social através de ações assistenciais.

E a partir de agora, vamos dar algumas dicas valiosas para quem se identifica com a personagem ou conhece algum (a) colega em situação similar. Ah... não deixe de compartilhar essa matéria. Ajude-nos a disseminar essas informações, para que ninguém abandone os estudos por falta de conhecimento sobre auxílios a que tem direito.

“Nossos estudantes devem reivindicar o direito de acessar e permanecer estudando. O Programa Nacional de Assistência Estudantil e a Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFSul se estabeleceu a partir do entendimento que não basta apenas ofertar vagas aos estudantes nas instituições públicas de ensino, mas que tão importante quanto criar essas vagas, é necessário oferecer as condições para que eles tenham a possibilidade de permanecer e terminar seus estudos”, observa o chefe do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil (Degae) do IFSul, Ramão Correa.Afinal, do que adiantaria oferecer a vaga se o estudante não pudesse ocupá-la, né? É esse o pensamento de quem está à frente do trabalho aqui no IFSul.


MAS PRIMEIRO VEJA SE VOCÊ TEM ESSE DIREITO
 

“Nossos estudantes devem reivindicar o direito de acessar e permanecer estudando", Ramão Correa

No IFSul, você pode recorrer aos auxílios da PAE (ah... a partir de agora vamos usar essa sigla ao nos referirmos ao programa) se estiver regularmente matriculado em algum dos cursos presenciais de nível médio - tanto técnico (integrado, concomitante, subsequente) como Proeja/FIC - e, ainda, nos cursos superiores de graduação.

As ações e os auxílios se destinam prioritariamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade social cuja renda familiar per capita (renda total familiar dividida pelo número de seus membros) não ultrapasse um salário mínimo e meio.

Para acessar esses auxílios os interessados devem preencher um formulário socioeconômico e apresentar informações detalhadas sobre o grupo familiar, a renda, a situação de moradia, sua situação de saúde e de seus familiares entre outras.

Junto com esse formulário devem estar anexados documentos que comprovem todas as informações prestadas.  Um (a) assistente social do câmpus ou alguém da equipe do Degae irá avaliar esse material.

 

SAIBA QUAIS SÃO OS AUXÍLIOS

Nessa altura do campeonato, você deve estar querendo saber, afinal de contas, quais são os auxílios. Já contamos:

A ótima notícia é que a Assistência Estudantil não se limita ao  recursos financeiros.

No momento, no IFSul, são disponibilizados os auxílios prioritários de moradia, transporte e alimentação.  Mas esses auxílios, como acabamos de dizer,  vão além disso, quer ver?

Você pode receber ajuda se estiver com alguma dificuldade nos processos de ensino-aprendizagem, estiver se sentindo meio deslocado dentro do ambiente escolar ou enfrentando algum problema de saúde. Sim, tudo isso porque você também tem direito ao chamado acompanhamento biopsicossocial-pedagógico.

Viu que legal?

E esse acompanhamento pode ser acessado independentemente da sua condição econômica, o que significa que todos os estudantes podem solicitar esse tipo de auxílio a qualquer momento.

 

E AGORA? O QUE FAZER?

Digamos que você se encaixe no perfil para acessar a PAE do IFSul. Qual o próximo passo? Aguarde a divulgação do edital. Nós recomendamos que você sempre dê uma olhadinha no site do seu câmpus e localize a seção de editais.

Esses documentos são lançados a cada início de semestre letivo. O estudante deve preencher aquele formulário socioeconômico sobre o qual já falamos e apresentar a documentação prevista no edital de acesso. O aluno é o responsável pela solicitação dos auxílios e pela apresentação da documentação.

E por falar nesse assunto (editais), fique ligado (a), porque por meio desse tipo de documento oficial você também terá acesso a informações sobre estágios, projetos. Bem, sobre isso vamos falar em uma de nossas próximas matérias desta série que produzimos para você.

 

PESSOAS QUE PODEM AJUDAR

No seu câmpus, você deve localizar o setor que é responsável pela Assistência Estudantil. Certamente haverá alguém que terá as informações que você precisa e dará orientações precisas, caso você tenha dúvidas. Já damos uma dica: na maioria dos câmpus é um (a) assistente social, pedagogo (a) ou psicólogo (a).

Essa pessoa poderá esclarecer dúvidas referentes aos editais, ao formulário e à documentação – pessoalmente, através de telefone ou e-mail.  

 

ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Procure essas orientações o quanto antes, afinal, existem prazos oficiais a serem cumpridos.

Olha, esse assunto é legal, mas essa matéria está ficando longa, nós sabemos. Felizmente, foi produzido um caderno específico sobre este assunto. Recomendamos que você faça o download (clique aqui), leia atentamente e esclareça suas dúvidas.

 

ALGUNS NÚMEROS....

 “no ano passado a verba de Assistência Estudantil (AE) foi o único recurso do IFSul que não sofreu cortes ” Ramão.

  

A Política de Assistência Estudantil do IFSul está presente nos 14 câmpus da Instituição. Em 2015, o número de estudantes em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos auxílios prioritários da PAE, que são o auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-moradia e, ainda, o atendimento biopsicossocial-pedagógico, foi em torno de 4018 estudantes.

A perspectiva para o ano de 2016 é que este número aumente considerando que a verba de assistência também aumentou. Em 2015, a verba para o custeio das ações da PAE-IFSul foi de R$ 8. 969.390,46, enquanto que para o ano de 2016 o orçamento disponível será de R$ 10.195.553,00.

“Importante ressaltar que apesar do momento econômico que vivenciamos no país, no ano passado a verba de Assistência Estudantil (AE) foi o único recurso do IFSul que não sofreu cortes. Nossa expectativa é que isso ocorra também em 2016”, destaca Ramão.

 

Por Lúcia Volcan Zolin

Fim do conteúdo da página