Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul publica nota sobre denúncia de atos discriminatórios em instituição de ensino uruguaia conveniada
Últimas notícias

Confira a nota publicada pelo Instituto sobre a denúncia de racismo, classismo e xenofobia relatada por estudantes do Polo Educativo Tecnológico de Rivera – UTU

• Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 17h56
  • Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 17h57

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) vem a público reforçar a solicitação de providências quanto à denúncia de racismo, classismo e xenofobia relatada por estudantes do Polo Educativo Tecnológico de Rivera – UTU, no Uruguai.

Por meio de comunicado, que veio a público nos últimos dias, estudantes do Polo Educativo Tecnológico de Rivera – UTU relatam que teriam sido proferidos comentários racistas, classistas e xenofóbicos por dois docentes da instituição uruguaia. O referido polo educacional, a partir de convênio binacional de dupla diplomação com o IFSul, oferta cursos para estudantes uruguaios e brasileiros de ambas as instituições.

Frente ao relatado, o IFSul manifesta total repúdio ao tema denunciado. Como instituição de ensino pautada pela inclusão, pela diversidade, pela pluralidade e pelos Direitos Humanos, o IFSul condena quaisquer condutas e práticas discriminatórias. Racismo, classismo e xenofobia devem ser amplamente combatidos em nossa sociedade, e é dever das instituições de ensino se posicionar e agir contra quaisquer condutas discriminatórias e preconceituosas ocorridas no ambiente escolar.

Ciente do compromisso do Polo Educativo Tecnológico de Rivera – UTU com os mesmos valores de respeito integral aos direitos humanos e de combate à discriminação e ao preconceito, o IFSul pede que prossigam as investigações já instauradas nas instâncias competentes sobre a denúncia relatada pelo grupo de estudantes e que, assim que concluídas as investigações, as providências cabíveis sejam tomadas.

Por meio desta nota, o IFSul se solidariza com os estudantes que passaram pelo fato denunciado, assim como também com os estudantes que sofrem ou sofreram algum tipo de ato discriminatório em qualquer espaço dentro de nossa sociedade.

Celso Silva Gonçalves

Diretor-geral do câmpus Santana do Livramento

Flávio Nunes

Reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)