Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso superior do câmpus Lajeado conquista nota máxima em avaliação do MEC
excelência

Curso superior do câmpus Lajeado conquista nota máxima em avaliação do MEC

A nota 5 foi concedida para o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da unidade. Outros três cursos do IFSul também foram avaliados e alcançaram a nota 4, reforçando a qualidade do ensino ofertado na instituição

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 13h54
  • Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 13h54

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do câmpus Lajeado do IFSul conquistou nota 5, o conceito máximo, em recente avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação é um procedimento obrigatório para reconhecimento de cursos superiores.

Realizada de forma virtual, entre 29 e 31 de maio, a avaliação ocorreu por meio de reuniões com a comunidade acadêmica e análise documental. A comissão avaliadora, designada pelo MEC, aplicou um instrumento de avaliação alicerçado em três categorias: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Conquistar a nota 5 junto ao MEC, de acordo com a gestão do câmpus, indica que a instituição cumpre com os parâmetros exigidos pelo Ministério e possui excelentes instalações, servidores altamente qualificados e alto desempenho por parte dos estudantes.

“A nota máxima dada pelos avaliadores do MEC chancela a qualidade do curso e evidencia que a dedicação e a seriedade do trabalho desenvolvido estão sendo reconhecidos. O conceito 5 evidencia a dedicação incansável dos servidores do IFSul câmpus Lajeado na busca da excelência no ensino, em um trabalho coletivo de muito comprometimento e competência”, ressalta a diretora do câmpus Lajeado, Cláudia Redecker Schwabe. A gestora também destaca o auxílio da Pró-reitoria de Ensino (Proen) na organização dos documentos e preparação do corpo docente para a avaliação.

Para o coordenador do curso, Rodrigo Luís Melz, a conquista da nota máxima na avaliação é resultado do esforço e comprometimento de toda a comunidade acadêmica. “Ser o primeiro curso superior federal do Vale do Taquari a obter grau de excelência nos orgulha e motiva a fazer cada vez mais um ensino de qualidade, comprometido com o desenvolvimento da região e transformação da vida das pessoas”, destaca o docente.

Qualidade do ensino ofertado pelo IFSul é destaque na avaliação do MEC

Além do curso do câmpus Lajeado, outros três cursos superiores do IFSul foram avaliados pelo MEC e conquistaram conceitos que reforçam a qualidade do ensino ofertado no IFSul. Foram avaliados os cursos de Engenharia Agronômica, do câmpus Bagé, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do câmpus Gravataí, e Tecnologia em Design de Moda, do câmpus Pelotas-Visconde da Graça. Todos eles alcançaram o conceito 4 na avaliação.

De acordo com o reitor Flávio Nunes, os resultados alcançados pelos quatro cursos do IFSul avaliados atestam o padrão de qualidade da educação superior da instituição. “O resultado dos quatro cursos avaliados foi muito significativo, pois foram conceitos altos para os padrões de avaliação do Inep, todos resultado do empenho e dedicação de nossos servidores, estudantes e gestões. Fica a nossa gratidão a todas e todos envolvidos nos cursos”, ressalta o dirigente.

Sobre o curso do câmpus Lajeado - O Tecnólogo em Processos Gerenciais do câmpus Lajeado é um curso de nível superior, gratuito, ofertado na modalidade presencial desde o ano de 2020. Atualmente possui 153 alunos matriculados, tendo sua primeira formatura ocorrido no primeiro semestre de 2023. O ingresso ao curso é anual e se dá por meio do Vestibular de Verão e do Sisu. Para concorrer a uma das vagas é necessário ter concluído o ensino médio e, no caso do Sisu, ter realizado o Enem. Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

Saiba mais - O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do câmpus Lajeado já é o segundo curso do IFSul a receber nota máxima na avaliação do MEC. O primeiro foi o curso de bacharelado em ciência da computação do câmpus Passo Fundo, avaliado em 2022 com o conceito 5.