Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor Flávio Nunes participa de reunião com o presidente Lula em Brasília
diálogo

Reitor Flávio Nunes participa de reunião com o presidente Lula em Brasília

Para o encontro, foram convidados todos os reitores e reitoras das universidades e institutos federais do Brasil

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 12h03
  • Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 12h04

O reitor do IFSul, Flávio Nunes, participou, nesta quinta-feira (19), de uma reunião com o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana. Para o encontro, no Palácio do Planalto, em Brasília, foram convidados todos os reitores e reitoras das universidades e institutos federais do Brasil.

A reunião foi o primeiro contato do terceiro governo de Lula com os gestores e teve como temática “Diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país”, iniciando uma nova fase na relação entre o poder Executivo e as instituições federais de ensino superior do Brasil. “Nenhum país conseguiu se desenvolver sem resolver a formação do seu povo”, afirmou o presidente em seu discurso, comprometendo-se a colocar a Educação como uma das prioridades de seu mandato.

Um dos compromissos estabelecidos pelo presidente, inclusive, foi o de garantir encontros anuais, como o desta quinta-feira, para que o Governo Federal, ao lado dos reitores e reitoras, possa dialogar sobre o futuro da educação brasileira. A sinalização foi vista com otimismo pelos dirigentes ligados ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Diálogo aberto com as instituições de educação

O primeiro grande significado da reunião, de acordo com o reitor do IFSul, Flávio Nunes, foi a demonstração do novo governo de manifestar a “importância de manter o diálogo aberto com as instituições para reconstruir políticas educacionais que busquem a inclusão social”. De acordo com Flávio, o presidente também destacou a necessidade de investir na educação básica, profissional e superior, já que a educação, ciência e tecnologia, segundo ele, são fundamentais para que o Brasil deixe de ser considerado um país em desenvolvimento e passe a ser um país desenvolvido.

“O presidente pediu para que as instituições estejam atentas a encontrar soluções para os problemas da sociedade, fazendo sempre mais e melhor. Ele disse que conta com as instituições de educação na busca das soluções para o Brasil e que é essencial trabalharmos juntos nessa direção”, relata Flávio Nunes.

Compromissos com as instituições

Aos reitores, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que as portas do Ministério da Educação (MEC) estão abertas e que o novo governo irá retomar a valorização e o respeito pelo ensino superior do país. Para isso, Santana elencou que será necessário priorizar ações como a ampliação de oferta de acesso às instituições, combater a evasão escolar, retomar investimentos e obras paralisadas, além de reajustar as bolsas de pesquisa.

A efetivação do Sistema Nacional de Educação e o respeito à nomeação dos dirigentes eleitos pelas comunidades acadêmicas também foram temas abordados durante a fala do ministro. Diversos desses pontos defendidos por ele constaram nas pautas e desafios apresentados pela Rede Federal ainda no período de transição do novo governo, quando o presidente do Conif compôs o grupo de trabalho da Educação.

Além de Camilo Santana, também estiveram presentes no encontro a ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), o ministro Rui Costa (Casa Civil) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).

Diálogo com a Setec

Na quarta-feira (18), a diretoria do Conif se reuniu com o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Getúlio Marques Ferreira, em Brasília. A pauta deste primeiro contato entre os conselheiros do Conif e a nova equipe do MEC foi norteada pela apresentação das prioridades do Colegiado e a busca pela retomada do protagonismo da Rede Federal na Educação Profissional do País.

O presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, convidou o secretário Getúlio Marques para participar da próxima reunião do pleno da Entidade para ouvir e dialogar sobre pautas importantes para a consolidação da Rede Federal.

Com informações da Comunicação do Conif / Fotos: Ricardo Stuckert e Arquivo Próprio