Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul conquistam medalhas na 32º Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro
conquista

Equipes do câmpus Lajeado conquistaram ouro e prata no evento, que reuniu estudantes de todo o país

• Escrito por Gabriela Santos Pereira (estagiária), sob supervisão de Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 12h11
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 12h22

Estudantes do ensino médio integrado do IFSul participaram da 32º Jornada de Foguetes, que ocorreu neste mês, em Barra do Piraí (RJ). O evento reuniu 34 equipes de escolas de todo o país. A premiação dos melhores foguetes ocorreu no último dia de evento, e duas equipes do câmpus Lajeado foram medalhistas de ouro e de prata.

Orientadas pelo professor Ismael de Lima, as equipes premiadas eram formadas por Felipe Bruxel e Eduarda Scheeren Camilo, do 4º ano do curso integrado de administração, que conquistaram medalha de ouro, e por Tiago e Samuel Steffler, do 3º ano do curso integrado de automação industrial, que conquistaram medalha de prata. As distâncias alcançadas pelos foguetes de cada equipe foram de 188 e 146 metros, respectivamente.

Além disso, os competidores tiveram a oportunidade de participar de oficinas, palestras e apresentações de outras equipes.

“Os alunos estão muito satisfeitos e felizes com a experiência e com o resultado. Se pensarmos nas equipes do Rio Grande do Sul, ficamos em segundo lugar e em primeiro no geral das escolas públicas participantes desta jornada. Foi uma semana de intenso aprendizado", comenta Ismael, reforçando o agradecimento das equipes pelo apoio recebido no câmpus e na comunidade.

Saiba mais

A jornada de foguetes é um evento anual realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), responsável pela organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Os foguetes são construídos a partir de garrafas PET e são propulsionados pela reação do ácido acético do vinagre com o bicarbonato de sódio, sendo a dosagem seguida de acordo com os regulamentos da competição.