Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Lajeado do IFSul fica entre as cinco instituições com maior Ideb no RS
educação

Câmpus Lajeado do IFSul fica entre as cinco instituições com maior Ideb no RS

A média obtida pelo câmpus foi superior às médias do estado e do país

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 11h09
  • Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 11h09

O câmpus Lajeado do IFSul atingiu a quinta maior média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas de ensino médio avaliadas no estado. Os dados, relativos a 2021, foram divulgados nos últimos dias pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A média obtida pelo câmpus do IFSul - 6,3 - foi superior às médias gerais do estado e do país, que foram de 4,3 e 4,2, respectivamente. Além disso, o resultado do câmpus também superou as médias do RS e do Brasil em todas as análises entre redes de ensino, tanto públicas quanto privadas.

O resultado obtido pelo câmpus, de acordo com a diretora-geral da unidade, Cláudia Schwabe, é o reflexo de um conjunto de fatores: trabalho coletivo engajado, boa infraestrutura e recursos humanos. Segundo a gestora, além de contar com docentes com alto grau de qualificação - 96% possuem mestrado ou doutorado -, a instituição possui um trabalho focado no ensino, na pesquisa e na extensão, com um acompanhamento sistemático das/os estudantes para garantir a sua aprendizagem.

Além de destacar o trabalho conjunto de toda a comunidade acadêmica para alcançar este resultado, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, complementa que o índice obtido pelo câmpus é muito representativo: “é um câmpus que está em processo de implantação, que está longe de estar com todos os servidores previstos e com a infraestrutura completa, mas mesmo assim já obtém um excelente resultado”, destaca o dirigente.

Entenda o Ideb

O Ideb é um indicador que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações.

De acordo com a nota informativa do Inep/MEC, foram 7.195 escolas de ensino médio do Brasil que tiveram o Ideb calculado para 2021.