Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul embarcam para intercâmbio na Europa
internacionalização

Estudantes do IFSul embarcam para intercâmbio na Europa

Por meio de diferentes convênios, seis estudantes do instituto complementarão sua formação em instituições da França e de Portugal

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 12h10
  • Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 12h57

França e Portugal. Será nestes dois países que seis estudantes do IFSul complementarão a sua formação acadêmica nos próximos meses por meio de diferentes convênios internacionais firmados entre o IFSul e instituições estrangeiras. Com a realização de parte dos estudos no exterior, além da experiência adquirida, os participantes podem obter a dupla diplomação, conquistando um diploma válido no Brasil e em países da União Europeia.

Pelo programa Capes/Brafitec, três alunos do instituto vão permanecer por dois anos realizando seus estudos na instituição francesa Clermont Auvergne INP. Já por meio de convênio com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), uma aluna e dois alunos do IFSul ficarão por um ano estudando em solo português.

Brafitec e a oportunidade de experiência acadêmica e profissional na França

Rumo à França, embarcaram, nesse final de semana, os três estudantes do IFSul selecionados para o Brafitec, o Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec), que promove o intercâmbio entre estudantes de instituições francesas e dos institutos federais brasileiros.

Os estudantes participantes do programa são Bruno Aldrighi Silveira, da Engenharia Química, e Gabriel Dias Flores, da Engenharia Elétrica, ambos do câmpus Pelotas, e Kauê Santos Cavalcante, da Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul.

Os três estudantes, selecionados por meio de edital, farão 30 créditos letivos por semestre na Clermont Auvergne INP e terão a oportunidade de desenvolver seus estágios obrigatórios em empresas multinacionais conveniadas ou em laboratórios da própria instituição.

De acordo com o professor Pedro Hernandez, coordenador do Brafitec no IFSul, o programa completará dez anos em 2023. Ao longo desse período, foram 26 estudantes de engenharias do IFSul participantes da iniciativa. Entre eles, estão o primeiro engenheiro e a primeira engenheira duplo-diplomado/a da Rede Federal: o Harrison Aguirre, em 2018, e a Amanda Bernar, em 2019.

Intercâmbio para dupla titulação em Portugal

Já os estudantes de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do IFSul, Felipe Roth, Deividi Hartmann e Amanda Nugentt dos Santos, partem para Portugal, em setembro, e permanecerão lá por um ano, estudando no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Deividi, Felipe e Amanda serão os primeiros participantes do intercâmbio para dupla titulação firmado entre o IFSul e o IPP.

O IPP é a segunda instituição estrangeira com a qual o IFSul firma acordo de dupla titulação - a primeira foi a francesa Sigma Clermont, com a qual foi formalizada parceria em 2017 pelo Programa Capes/Brafitec. O Programa com Portugal, entretanto, possui uma característica diferente do Brafitec, pois prevê integração também na área de pesquisa. Os estudantes em mobilidade desenvolverão de forma concomitante, com um orientador português e um brasileiro, seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que, em Portugal, terão equivalência a uma dissertação de mestrado.

Internacionalização no IFSul

Oportunizar aos estudantes do IFSul o contato com outras culturas e a construção de conhecimentos em outros idiomas é, de acordo com o reitor Flávio Nunes, um dos compromissos da internacionalização no instituto. Além da dupla diplomação como um importante fator motivacional, o gestor acrescenta que a própria vivência do intercâmbio já se constitui uma experiência única para os estudantes, trazendo “muitos novos conhecimentos e possibilidades diferentes de atuação no mundo do trabalho”.

Com a retomada das atividades de internacionalização, após um longo período de restrições vivenciado nos últimos anos, o diretor de Assuntos Internacionais do IFSul, César Nogueira, destaca que a instituição se projeta internacionalmente, trazendo oportunidades que se tornam um diferencial na vida profissional do estudante. De acordo com o gestor, essas ações “propiciam a geração de novos conhecimentos e tecnologias, tanto para o IFSul quanto para as instituições parceiras".