Estudantes do IFSul embarcam para intercâmbio na Europa
Por meio de diferentes convênios, seis estudantes do instituto complementarão sua formação em instituições da França e de Portugal
França e Portugal. Será nestes dois países que seis estudantes do IFSul complementarão a sua formação acadêmica nos próximos meses por meio de diferentes convênios internacionais firmados entre o IFSul e instituições estrangeiras. Com a realização de parte dos estudos no exterior, além da experiência adquirida, os participantes podem obter a dupla diplomação, conquistando um diploma válido no Brasil e em países da União Europeia.
Pelo programa Capes/Brafitec, três alunos do instituto vão permanecer por dois anos realizando seus estudos na instituição francesa Clermont Auvergne INP. Já por meio de convênio com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), uma aluna e dois alunos do IFSul ficarão por um ano estudando em solo português.
Brafitec e a oportunidade de experiência acadêmica e profissional na França
Rumo à França, embarcaram, nesse final de semana, os três estudantes do IFSul selecionados para o Brafitec, o Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec), que promove o intercâmbio entre estudantes de instituições francesas e dos institutos federais brasileiros.
Os estudantes participantes do programa são Bruno Aldrighi Silveira, da Engenharia Química, e Gabriel Dias Flores, da Engenharia Elétrica, ambos do câmpus Pelotas, e Kauê Santos Cavalcante, da Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul.
Os três estudantes, selecionados por meio de edital, farão 30 créditos letivos por semestre na Clermont Auvergne INP e terão a oportunidade de desenvolver seus estágios obrigatórios em empresas multinacionais conveniadas ou em laboratórios da própria instituição.
De acordo com o professor Pedro Hernandez, coordenador do Brafitec no IFSul, o programa completará dez anos em 2023. Ao longo desse período, foram 26 estudantes de engenharias do IFSul participantes da iniciativa. Entre eles, estão o primeiro engenheiro e a primeira engenheira duplo-diplomado/a da Rede Federal: o Harrison Aguirre, em 2018, e a Amanda Bernar, em 2019.
Intercâmbio para dupla titulação em Portugal
Já os estudantes de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do IFSul, Felipe Roth, Deividi Hartmann e Amanda Nugentt dos Santos, partem para Portugal, em setembro, e permanecerão lá por um ano, estudando no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Deividi, Felipe e Amanda serão os primeiros participantes do intercâmbio para dupla titulação firmado entre o IFSul e o IPP.
O IPP é a segunda instituição estrangeira com a qual o IFSul firma acordo de dupla titulação - a primeira foi a francesa Sigma Clermont, com a qual foi formalizada parceria em 2017 pelo Programa Capes/Brafitec. O Programa com Portugal, entretanto, possui uma característica diferente do Brafitec, pois prevê integração também na área de pesquisa. Os estudantes em mobilidade desenvolverão de forma concomitante, com um orientador português e um brasileiro, seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que, em Portugal, terão equivalência a uma dissertação de mestrado.
Internacionalização no IFSul
Oportunizar aos estudantes do IFSul o contato com outras culturas e a construção de conhecimentos em outros idiomas é, de acordo com o reitor Flávio Nunes, um dos compromissos da internacionalização no instituto. Além da dupla diplomação como um importante fator motivacional, o gestor acrescenta que a própria vivência do intercâmbio já se constitui uma experiência única para os estudantes, trazendo “muitos novos conhecimentos e possibilidades diferentes de atuação no mundo do trabalho”.
Com a retomada das atividades de internacionalização, após um longo período de restrições vivenciado nos últimos anos, o diretor de Assuntos Internacionais do IFSul, César Nogueira, destaca que a instituição se projeta internacionalmente, trazendo oportunidades que se tornam um diferencial na vida profissional do estudante. De acordo com o gestor, essas ações “propiciam a geração de novos conhecimentos e tecnologias, tanto para o IFSul quanto para as instituições parceiras".
Redes Sociais