MEC lança plataforma virtual para formação continuada de servidores
A plataforma PlaforEdu conta com 280 cursos online gratuitos organizados por diferentes itinerários formativos. Iniciativa é fruto de grande articulação da Rede Federal, que contou com servidores do IFSul no seu desenvolvimento
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nos últimos dias, a plataforma PlaforEDU, um ambiente digital que oferece capacitação para formação continuada de servidores da Rede Federal. A plataforma reúne 280 cursos online gratuitos e é organizada por itinerários formativos, que permite ao servidor avaliar qual capacitação melhor se enquadra com sua atuação profissional.
>> CLIQUE AQUI PARA CONHECER A PLATAFORMA
Os cursos de capacitação oferecidos visam potencializar a atuação profissional dos servidores, com foco no aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação na educação. As competências são divididas em áreas específicas para cada perfil: Técnico-administrativos em Educação, Docentes, Gerencial e Preparação para a Aposentadoria. Além da seleção baseada nas competências dos itinerários formativos, outro diferencial da plataforma está em permitir que os servidores possam fazer mais de um curso ao mesmo tempo, ajustando-se às suas necessidades de capacitação.
IFSul presente
A PlaforEDU integra o Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor), criado para promover ações de inovação e qualificação do serviço público a servidores da Rede.
Responsável pela coordenação técnica e de desenvolvimento da plataforma, o professor do câmpus Pelotas-Visconde da Graça do IFSul Raymundo Ferreira Filho explica que "os sistemas integram um ecossistema que está sendo criado para formação e qualificação do serviço público e de servidores da Rede."
O projeto foi resultado de uma grande articulação na Rede Federal, em todas as regiões, com seis grupos de trabalho que, concomitantemente, desenvolviam atividades. De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFSul, Thiago Giusti, que integrou o trabalho como responsável pelo itinerário docente e pela região sul, a plataforma nasceu a partir de um diagnóstico feito em toda a Rede Federal sobre os cursos disponíveis aos servidores. A partir desse levantamento, foram elaboradas as trilhas formativas.
“Alguns cursos desses, inclusive, estão sendo desenvolvidos aqui no IFSul, como os cursos de atendimento educacional especializado, Libras, heteroidentificação e preparação para a aposentadoria, sendo este um curso único na Rede em todo o Brasil”, destaca Thiago.
Do IFSul, também integraram o desenvolvimento do projeto o professor Luis Otoni Meireles Ribeiro, a frente do grupo de TDISCs, e o professor Antonio Cardoso Oliveira, a frente do grupo de trabalho de Educação Inclusiva e Preparação para a Aposentadoria.
Redes Sociais