Encerramento do Lapassion conta com apresentação das propostas das equipes
Estudantes, oriundos de cinco países, assumiram o compromisso de propor soluções inovadoras para desafios de sete instituições envolvidas
Uma fábrica de boas ideias e de soluções inovadoras. Assim se pode avaliar o Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), uma iniciativa internacional voltada a aumentar a cultura de inovação nas instituições de ensino superior a partir da proposição de projetos interdisciplinares para desafios demandados pelas instituições envolvidas. No IFSul, a mais recente edição do projeto terminou nessa quinta-feira (04), com a apresentação das propostas das equipes, no chamado Demoday.
Com estudantes das mais diversas áreas, os grupos se caracterizaram pela multidisciplinaridade e, claro, pelo seu caráter multicultural. Os cerca de 50 participantes representaram cinco países: Brasil, Uruguai, Chile, Espanha e Portugal. A apresentação das propostas foi realizada em dois idiomas: em inglês, a língua oficial do Lapassion, e em português.
Propostas para desafios reais
Nesta edição do Lapassion, as propostas apresentadas tinham como tema central a acessibilidade. Dentro desta temática, os grupos atenderam a demandas e necessidades das sete entidades parceiras da iniciativa: Instituto Politécnico do Porto (IPP), Prefeitura de Pelotas, câmpus Pelotas do IFSul, Arranjo Produtivo Local (APL) Saúde Santa Casa, APL Saúde Freedom, Laboratório de Estudos Comportamentais da Universidade Federal de Pelotas (LabCom/UFPel) e Grupo de Estudos de Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital da UFPel (Gegradi/UFPel).
Cada equipe ficou responsável por desenvolver uma solução para uma dessas entidades, e os projetos contemplaram diferentes desafios de acessibilidade, como necessidades específicas relacionadas a pacientes com diabetes e com câncer, e demandas de acessibilidade urbana, em museus e em edificações, por exemplo.
No IFSul, o Lapassion foi coordenado por Vinícius Martins, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação.
Espaço para intercâmbio cultural e desenvolvimento profissional
A oportunidade de trabalhar com desafios assim foi uma das características do Lapassion que mais motivaram a estudante chilena de engenharia civil Martita Isidora Browne Salinas. “Acredito que ser exposta a um problema real, do qual não tenho conhecimento prévio, ajuda principalmente a desenvolver uma capacidade de resolução de problemas, de adaptação e de flexibilidade, que creio que são habilidades muito importantes para a formação de profissionais na atualidade”, comenta ela, complementando que iniciativas como o Lapassion ainda geram possibilidades de contato multicultural muito enriquecedoras. Aluna da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Martita integrou o grupo responsável por atender uma demanda de criação de alternativas para o barateamento da execução de calçadas nos bairros de baixa renda da cidade de Pelotas. A proposta trazida pelo grupo consistiu na criação de blocos de calçada compostos de 70% de material descartado e na otimização da cadeia de produção, distribuição e manejo da construção centralizando estes processos no próprio município.
“Ser exposta a um problema real ajuda principalmente a desenvolver uma capacidade de resolução de problemas, de adaptação e de flexibilidade, que creio que são habilidades muito importantes para a formação de profissionais na atualidade” - Martita Browne, estudante de engenharia civil da PUC Chile
"O Lapassion foi uma oportunidade excepcional no desenvolvimento de habilidades fundamentais, como trabalho em equipe e comunicação” - Eron Yamamoto Della Justina, estudante de engenharia elétrica do IFPR
Já para o estudante de engenharia elétrica do Instituto Federal do Paraná Eron Yamamoto Della Justina, o Lapassion foi “uma oportunidade excepcional no desenvolvimento de habilidades fundamentais, como trabalho em equipe e comunicação”. Segundo ele, as propostas, complexas, trouxeram uma série de desafios para o desenvolvimento das soluções, mas “com a equipe organizadora sempre mantendo o grupo unido e motivado, conseguimos vencer as barreiras com resultados excelentes”. Eron integrou a equipe que atendeu à demanda de apresentar uma proposta para melhorar a acessibilidade no auditório do câmpus Pelotas do IFSul. Para isso, o grupo propôs um projeto 3D de plataforma elevatória e um aplicativo de assistência a pessoas com necessidades específicas.
Projeto de impacto social
Compondo a mesa de autoridades da solenidade de encerramento, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, agradeceu a participação de todas as pessoas e instituições envolvidas, agregando que a apresentação das propostas foi um grande momento do Lapassion, pois, segundo o dirigente, as soluções trazidas foram tão qualificadas que, a cada projeto apresentado, “já era possível visualizar as propostas em ação”. Também integrando a mesa pelo IFSul, o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, complementou que a instituição acredita muito no Lapassion, pois, devido à proposta de capacitação por projetos multidisciplinares, a iniciativa qualifica os cursos superiores do instituto. Além disso, Carlos destacou que, ao ter sido elaborada uma proposta para o auditório do câmpus Pelotas, não apenas o IFSul foi beneficiado, mas também outras instituições de toda a região, já que o auditório atende à comunidade.
Coordenador geral do Lapassion, o professor Carlos Ramos, do Instituto Politécnico do Porto (IPP - Portugal), também mencionou a qualidade dos projetos desenvolvidos dentro da iniciativa. Segundo ele, os estudantes, quando se envolvem com paixão, fazem projetos ainda melhores, o que é bom tanto para a sua formação quanto para as instituições atendidas pelos seus projetos.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, abriu sua fala destacando a qualidade da educação superior da região. “Temos a sorte de contar, aqui em Pelotas, com instituições de alto nível, e o IFSul é uma delas”, comentou a gestora, acrescentando que vivemos um momento em que soluções inovadoras são muito necessárias, e “muitas dessas soluções podem vir de grupos de estudantes como estes, com conhecimentos para proporem ideias maravilhosas.”
Saiba mais
As atividades do Lapassion tiveram início no começo de setembro por meio de encontros virtuais entre os participantes. Além de proporcionar um espaço para o desenvolvimento das propostas em si, o Lapassion teve como objetivo criar um ambiente para o fortalecimento das habilidades comportamentais dos estudantes, as chamadas soft skills. Isso significa que os participantes não apenas colocaram em prática os conhecimentos técnicos e teóricos de suas respectivas áreas, como também puderam desenvolver suas habilidades relacionais, construindo iniciativas a partir do intercâmbio de ideias e da busca de soluções conjuntas. A fim de subsidiar as equipes na construção dos seus projetos, uma série de palestras integrou a programação.
O projeto Lapassion ocorre dentro de uma rede orientada para a inovação do Programa Erasmus+, da União Europeia e da Iniciativa de Fortalecimento e Capacitação para Instituições de Ensino Superior, objeto de parceria entre diversas instituições internacionais e brasileiras, dentre elas o IFSul. Na instituição, equipe de coordenação é formada por Vinicius Martins (coordenador), César Nogueira, Daniel Arsand, Giani, Mauro Cunha, Pedro Hernandez e Vinicius Krüger da Costa.
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