Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ensino superior na fronteira é pauta de fórum entre instituições
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ensino superior na fronteira é pauta de fórum entre instituições

Evento, sediado pelo campus Santana do Livramento, reuniu oito instituições da região

  • Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2015, 16h20
  • Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2015, 16h20

 

Planejar um trabalho conjunto que atenda às demandas regionais foi o mote do 1º Fórum de Instituições de Ensino Superior da Região do Bioma Pampa. O evento, que aconteceu na sexta-feira (13), no campus Santana do Livramento, reuniu cerca de 120 participantes, entre dirigentes, docentes e alunos das principais instituições de ensino brasileiras e uruguaias da região de fronteira. Entre os objetivos do encontro estavam a construção coletiva de um plano de educação superior comum e o aprofundamento da integração entre as instituições para o avanço nos processos de ensino, pesquisa e extensão.

Para o diretor do campus Santana do Livramento, Paulo Henrique Asconavieta, a principal motivação para a realização do encontro foi a possibilidade de aproximar as instituições, permitindo aos participantes conhecer a dimensão da capacidade técnica e da estrutura de cada uma. “Com todas as instituições já se conhecendo, é possível articular visitas in loco e formar grupos de professores para cooperações futuras, aumentando consideravelmente o raio de abrangência da integração interinstitucional”, ressaltou.

Durante a manhã, além da exposição inicial do Plano Regional Bioma Pampa de Ensino Superior, foi aberto um espaço para apresentação das instituições participantes do evento – IFSul, IF Farroupilha, Unipampa, Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), Universidad de la República (Udelar) e Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec), Centro Universitario Rivera, Administración Nacional de Educación Pública (Anep). Em seguida, foram formados grupos de trabalho entre gestores, docentes e estudantes para a elaboração de um documento com apontamentos e sugestões de ações sobre o Plano apresentado. A apresentação e a discussão conjunta dos registros trazidos pelos três grupos foram as atividades propostas no período da tarde.

Saiba mais

A integração educativa entre Brasil e Uruguai já permite a emissão de titulação técnica conjunta com validação profissional em ambos países. Com a oferta de cursos técnicos binacionais já em prática, a situação atual apresenta o desafio de avançar na criação de cursos de graduação e pós-graduação no mesmo modelo. O fórum colocou em pauta essa discussão, considerando o desenvolvimento regional, pessoal e profissional das pessoas envolvidas.

Leia também:

Firmado acordo entre IFSul, UTU e Utec para a oferta de cursos superiores binacionais

IFSul participa do "Encontro de Institutos Federais na Fronteira"

registrado em:
Fim do conteúdo da página