Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Plano para a permanência e êxito de estudantes é pauta de reunião

Plano para a permanência e êxito de estudantes é pauta de reunião

Proen apresentou o plano estratégico institucional voltado ao assunto

• Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2015, 10h14
  • Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2015, 10h14

O plano estratégico institucional para a permanência e êxito dos estudantes do IFSul foi pauta de reunião conduzida pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) na quinta-feira (12). No encontro, ocorrido no novo prédio da Reitoria, foram apresentados os objetivos e a base metodológica do plano, dando continuidade às ações sistemáticas para a sua implantação. A reunião contou com a presença de diretores, chefes de ensino e representantes das equipes de Assistência Estudantil dos quatorze campi do instituto, além de membros da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex).

O encontro foi aberto pelo reitor Marcelo Bender, que ressaltou a importância de fazer convergir, no âmbito de uma estrutura multicampi, iniciativas articuladas de promoção da permanência e do êxito dos estudantes, consolidando gradativamente a "cultura da educação" na instituição.

Segundo o pró-reitor de Ensino, Ricardo Costa, o plano apresenta-se à comunidade educativa como um instrumento catalizador de estratégias de qualificação permanente das diferentes ofertas de ensino do instituto. "Nosso foco está para além do manejo dos índices de evasão e retenção. Nosso compromisso é com o favorecimento das trajetórias estudantis sob nossa responsabilidade, promovendo experiências curriculares e ações institucionais que elevem nossa vocação social", destacou o pró-reitor.

A discussão do plano contou também com a participação da equipe de Auditoria Interna do IFSul, que apresentou a síntese dos processos de auditagem com foco na atividade finalística do instituto, analisando as políticas implementadas pela instituição acerca de fenômenos do ensino, a exemplo da evasão.

Saiba mais

O plano tem por objetivo promover, por meio de ações sistêmicas e articuladas, a elevação dos índices de permanência e êxito dos estudantes do IFSul, sendo capitaneado pela Proen por meio de comissões já constituídas nos diversos campi e de uma Comissão Central incumbida do planejamento, monitoramento e avaliação permanente das diferentes estratégias.