Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Sapucaia do Sul sedia projeto educativo da 10ª Bienal do Mercosul

Campus Sapucaia do Sul sedia projeto educativo da 10ª Bienal do Mercosul

Ação Objetos Cruzados foi realizada com turmas do ensino técnico

• Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2015, 14h51
  • Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2015, 14h51

A ação Objetos Cruzados, do projeto educativo da 10ª Bienal do Mercosul, ocorreu, até quinta-feira (05), no campus Sapucaia do Sul. O trabalho, coordenado pelas professoras Carla Amaral e Fani Adorne, foi realizado com diversas turmas do ensino técnico integrado.

A proposta, feita pela curadoria pedagógica da Bienal do Mercosul, consistia em utilizar dois signos do mundo artístico em sua dinâmica didática: a moldura e o cubo branco. Esses objetos foram escolhidos por serem objetos físicos que tem a funcionalidade de isolar a obra de arte como um universo diferenciado, independente do restante do ambiente, demarcando a distância existente entre público e arte.

A ação consistiu em fazer com que os estudantes utilizassem os objetos em um contexto de livre interferência, propondo usos diversos que desloquem os mesmos para um uso comum, inusitado, diferente de seu significado museográfico original. Assim, eles se tornavam objetos de livre apropriação, desfazendo o distanciamento artificial que muitas vezes se interpõe entre o mundo da arte e a vida.

De acordo com Carla Amaral, “essa ressignificação de objetos tradicionais de montagem museográfica faz com que nossos estudantes possam  questionar sua própria autonomia criativa, tornando a arte um processo de formação e também de resistência”.

No transcurso das interferências, aconteceu o registro fotográfico realizado pelas docentes. As fotos foram enviadas periodicamente para a Bienal do Mercosul e farão parte da própria exposição, em uma mostra que será aberta no dia 18 de novembro. As fotos de todas as ações realizadas também serão expostas na sala de eventos, no final do mês de novembro, para que toda a comunidade do IFSul possa ter acesso à produção criativa dos estudantes.

Assunto(s): sapucaia do sul , bienal