Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 1º Encontro de Cultura do IFSul integra programação da Mostra de Produção

1º Encontro de Cultura do IFSul integra programação da Mostra de Produção

Evento está com inscrições abertas para interessados em apresentar seus trabalhos artísticos

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2015, 11h52
  • Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2015, 11h54

Dentro da Mostra de Produção do IFSul, a cultura terá lugar garantido. Isso porque, além da 8ª Jornada de Iniciação Científica (JIC) e da 4ª Mostra de Extensão e Cultura, haverá o 1º Encontro de Cultura da instituição. A ação, que acontece concomitantemente aos outros dois eventos da Mostra de Produção, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, tem sua programação articulada sobre cinco grandes eixos: o Fórum de Cultura, o Palco das Artes, a mostra fotográfica, o audiovisual e a performance.

Com espaços específicos para a troca de experiências artísticas e culturais, o evento conta com atividades que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão. A Mostra de Produção, que engloba o 1º Encontro de Cultura, é realizada conjuntamente entre as Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proex) e Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp). O 1º Encontro de Cultura é organizado pela Coordenadoria de Cultura, vinculada à Proex.

Produção artística do IFSul terá espaço garantido

Os interessados em apresentar seus trabalhos no Palco das Artes e na mostra fotográfica devem ficar atentos ao período de inscrições, aberto até o dia 22 de novembro. Para se inscrever, basta enviar o formulário de inscrição preenchido para o e-mail cultura@ifsul.edu.br, colocando no assunto da mensagem “Palco das Artes” ou “Mostra Fotográfica”, dependendo do evento pretendido. Ambos os formulários podem ser acessados no site da Mostra de Produção, na aba “inscrições”.

O Palco das Artes é um espaço experimental de formação para a cultura e para a arte, no qual estudantes e servidores dos campi e reitoria do IFSul podem apresentar, individualmente ou em grupo, trabalhos de cunho artístico, tanto amadores como profissionais. Cada apresentação do Palco das Artes deve ter, no máximo, dez minutos de duração, e as atividades serão selecionadas atendendo ao critério de que todos os campi e reitoria possuam, no mínimo, um representante. Os selecionados serão certificados e comunicados por e-mail.

Já a mostra fotográfica será uma exposição com projeção digital de fotografias de estudantes e servidores do instituto, tendo como tema “Olhares do IFSul”. Os interessados em participar da mostra, além do formulário de inscrição, devem enviar a fotografia que pretendem expor.

Audiovisual, performance e debates sobre políticas públicas complementam a programação

A programação também contará com um espaço destinado ao diálogo sobre as atividades culturais desenvolvidas no instituto e nas comunidades em que está inserido e à formulação de estratégias para o fortalecimento delas. No Fórum de Cultura, além da troca de experiências entre campi e reitoria sobre as ações culturais desenvolvidas, acontecerá uma palestra com um representante do Ministério da Cultura sobre as políticas públicas dessa área. Também será apresentado o Plano de Cultura do IFSul, aprovado no edital Mais Cultura nas Universidades, fruto da parceria interministerial MinC/MEC.

Nas atividades voltadas ao audiovisual, haverá um espaço para a discussão sobre as propostas contemporâneas de reutilização de imagens, videoarte, cinema experimental, videoclipe, curta metragem, vídeo e internet. Na programação, também está previsto um desfile de moda e performance organizado pelos cursos técnico em vestuário e tecnólogo em design do campus Pelotas-Visconde da Graça.