Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > A cultura em oposição à barbárie

A cultura em oposição à barbárie

Palestra de Márcia Tiburi marca a abertura do evento Arte e cultura em rede, desenvolvido em parceria pelos três institutos federais do estado

• Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 20h55
  • Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 17h53

A primeira noite do evento Arte e cultura em Rede: tramas e conexões, nesta terça-feira, foi marcada pela palestra da escritora, filósofa e artista plástica Márcia Tiburi, que defende que os atuais ataques às artes e à cultura são, na verdade, ataques a tudo o que faz pensar. A programação completa do evento, que vai até o dia 5 de novembro, pode ser conferida no site.

Depois de uma breve fala da reitora do IFFar e dos reitores do IFRS e IFSul, que cumprimentaram a organização e celebraram a promoção de momentos culturais como forma de enfrentamento ao momento de pandemia e distanciamento social, a palavra foi dada à convidada da noite. Márcia Tiburi falou por mais de uma hora, respondendo também a perguntas enviadas por e-mail.

Confessando que preferiria poder estar falando sobre as cores que utiliza em suas pinturas ou sobre as formas de sua arte, a artista plástica admitiu que o momento não a deixa fugir dos temas políticos. Para Márcia, a cultura tem várias dimensões e pode ser muitas coisas, mas só a barbárie se opõe a ela. “Não é por acaso que a cultura e a arte são tão atacadas atualmente no Brasil, mas porque são elas que nos fazem pensar, questionar”, defende. A palestrante destacou a importância da formação integral dos estudantes, mesmo num contexto como o dos IFs, onde são especialmente preparados para o mundo do trabalho. Ao lembrar da situação dos professores no Brasil, se emocionou.

Márcia foi questionada sobre os desafios da educação e da própria Rede Federal em tempos de ensino remoto. Otimista, respondeu que a relação com a tecnologia deve ser de reconciliação para, assim, podermos viver fora da tecnologia de forma saudável. “Precisamos educar para um uso ético, responsável e criativo da tecnologia”.

Após a palestra, dois trabalhos foram apresentados aos que assistiam à transmissão: o vídeo Dia a dia na quarentena a partir do olhar dos adolescentes, do IFRS, e o Arranjo Musical Dias Melhores - Jota Quest, do IFFar.

O Arte e cultura em rede continua na próxima quinta-feira (29), a partir das 19h30min, com a Mostra Mosaico.

Arte e Cultura em Rede: Tramas e Conexões

Datas: 27 e 29/10; 03 e 05/11/2020

Local: será um evento virtual, com transmissão pelo YouTube

Programaçãoifrs.edu.br/arte-em-rede/programacao