Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Educação híbrida é nova aposta do IFSul no ensino de idiomas

Educação híbrida é nova aposta do IFSul no ensino de idiomas

Ensino que une momentos presenciais e a distância já foi implantado em projeto piloto

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 16h31
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2015, 16h31

Novas perspectivas para o ensino de idiomas foram abertas no IFSul. Em um projeto piloto na instituição, três campi terão as disciplinas de língua espanhola e inglesa ministradas em um novo modelo que reúne o ensino presencial e a distância: a educação híbrida. O campus Pelotas-Visconde da Graça foi o primeiro a implantar o projeto experimental, nessa terça-feira (13), quando os alunos dos cursos técnicos em agroindústria e vestuário participaram da primeira aula na nova metodologia. Ainda neste semestre, os campi Camaquã e Pelotas também irão aderir ao projeto.

A possibilidade de oferecer um contato maior do aluno com o idioma estudado foi a motivação principal para o desenvolvimento do projeto. Além do maior tempo de exposição ao conteúdo, Lydia Tessmann Mülling, do Núcleo de Idiomas do IFSul, ressalta as novas possibilidades que se abrem ao estudante neste modelo. “Com o aluno tendo mais autonomia na condução dos seus próprios estudos a distância, as aulas presenciais podem ficar ainda mais ricas”, destacando que os encontros semanais em sala de aula seriam voltados a experiências diferenciadas, como audição de músicas, exibição de filmes e esclarecimento de dúvidas.

O ensino híbrido, metodologia referenciada pelas pesquisas mais recentes da área educacional, terá, no IFSul, o material didático dos cursos do e-Tec Idiomas como principal suporte dos momentos a distância. “Nossa principal meta é capacitar os nossos alunos em outros idiomas, mas sabemos que nem todos eles são abrangidos pelos cursos do e-Tec”, ressalta Lydia. Segundo ela, a ideia de utilizar os materiais da plataforma virtual dos cursos, inteiramente elaborados no instituto, foi uma maneira de unir a qualidade desse material didático com a proposta de alcançar o maior número possível de estudantes beneficiados.

Quanto à metodologia adotada para a avaliação dos alunos nos momentos a distância, a docente esclarece que, também por se tratar de uma iniciativa piloto, os professores ministrantes das disciplinas terão total autonomia nesse gerenciamento. Com isso, ficará a cargo de cada docente optar pela melhor forma de conduzir a utilização do material do didático e a relação virtual com os alunos.

Onde tudo começou

A implantação da educação híbrida no ensino de idiomas foi uma possibilidade discutida entre docentes de diferentes campi do instituto em um encontro ocorrido em maio deste ano, no campus Pelotas. Na ocasião, os professores dessas disciplinas debateram os benefícios da metodologia, e os campi Pelotas-Visconde da Graça (CaVG), Camaquã e Pelotas decidiram aplicar a ideia ainda neste ano. No CaVG, o projeto é desenvolvido pelas professoras Andreia Ualt Fonseca, também do Núcleo de Idiomas, e Denise Pérez Lacerda. A docente Marta Bandeira será responsável pela condução da educação híbrida no campus Camaquã.